A PRECIOSIDADE DA FÉ NA NOSSA VIVÊNCIA HUMANA


“Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.” (Hebreus 11:1)

MEDIANTE A FÉ:

Os nossos corações são purificados“E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.” (Atos 15:9)

Somos justificados perante Deus - “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1)

Vivemos em Cristo - “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20)

Permanecemos “firmes” - “Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé. “ (2 Coríntios 1:24)

Pela fé vivemos o dia-a-dia vitoriosamente: “Porque andamos por fé, e não por vista.” (2 Coríntios 5:7)

Pela fé Cristo habita em nossas corações - “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor...“ (Efésios 3:17)

Pela fé o crente vence o mundo“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (1 João 5:4)

A fé assegura o sucesso dos crentes“Pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos.” (2 Crónicas 20:20)

A fé é uma importante arma defensiva“Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” (Efésios  6:16) 

É indispensável para agradar a Deus“Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele.” (Hebreus 11:6)

É essencial para as orações serem bem sucedidasSe algum de vós tem falta de sabedoria, rogue a Deus, que a todos concede liberalmente, com grande alegria. Todavia, peça-a com fé, sem qualquer sombra de dúvida, pois quem crê com reservas é semelhante à onda do mar, agitada e levada pelos ventos.” (Tiago 1:5-6)

A fé deve estar sempre unida ao amor“Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou." (1 João 3:23)

A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus“Como consequência, a fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Deus.“ (Romanos 10:17)

 ASSIM: todos precisamos de fé, o que, por outras palavras, significa que todos precisamos de ouvir…ler…estudar…memorizar e meditar na Santa Palavra de Deus, o instrumento que Ele usa para fazer nascer e crescer em nós a fé.

O CÉU - A ESPERANÇA DO CRENTE EM JESUS CRISTO PROJECTA-SE PARA ALÉM DA MORTE


A morte é a mais difícil realidade humana que temos de enfrentar. Pode trazer o temor mais profundo no coração mais forte. Com ela, tudo o que pertence à nossa existência terrena será destruído. Por isso… achamos que é  tão triste morrer.

Da morte, ninguém pode escapar. A não ser os que estiverem vivos quando Jesus voltar a esta terra. A Bíblia diz que “aos homens está ordenado morrer uma vez” (Hb 9:27). Velhos ou jovens, ricos ou pobres, homens ou mulheres, ninguém pode dizer “não” quando a morte chegar.

Mas para os crentes em Jesus Cristo as coisas serão diferentes. Radicalmente diferentes. Por isso, o crente não teme a morte. Notemos o testemunho do salmista: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum…” (Salmo 23:5).

O crente não teme a morte porque sabe que a morte não é o fim. Pela graça de Deus, cremos que o SENHOR nos dá a vida eterna ainda enquanto estamos aqui nesta vida. Referindo-se à ressurreição de Jesus, o apóstolo Paulo escreveu: “tragada foi a morte na vitória…” (1 Coríntios 15:54).

Deus tornou a aparente vitória de Satanás em derrota, quando Jesus Cristo ressuscitou. Desse modo, a morte já não é uma causa de apreensão ou medo. Cristo venceu a morte, e um dia nós havemos de vencê-la também. De facto, a morte já foi derrotada e, por isso, na nossa condição de crentes no Senhor Jesus, temos uma esperança além-túmulo.

Ao morrer, crente salvo por Jesus entra imediatamente na presença de Cristo. Embora o corpo retorne ao pó, a alma é levada para o Céu. Os filhos de Deus esperam que o SENHOR envie o Seu anjo para levá-los ao Céu logo após a partida deste mundo, com a mesma fé que aguardam a segunda vinda de Jesus Cristo.

Logo após pós a morte, o crente desfrutará a bem aventurança de estar com JESUS - o seu Senhor e o seu Salvador. Todo o crente salvo por Jesus Cristo pode ter a certeza de que, ao morrer, a sua alma irá de imediato para o Céu. Lembremos o que Cristo disse ao ladrão na cruz: “em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43).

Também o apóstolo Paulo escreve: "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus." (2 Coríntios 5:1). Há "de Deus um edifício" no Céu, no qual habitaremos.

Não se trata ainda da ressurreição do corpo, mas sim de um estado de glória celestial em que os crentes salvos por Jesus entram logo após a morte terrena. Por isso o apóstolo Paulo escreveu: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Filipenses  1:21).

Qual seria o ganho, se logo após a morte o crente não fosse para o Céu? Ou se a alma entrasse simplesmente num “sono” profundo, como alguns pretendem que acontecerá? NÃO! De facto, para o crente salvo por Jesus Cristo, a morte é apenas uma passagem que o levará deste "vale de lágrimas" para a glória eterna, no Céu de Jesus. Por isso a Bíblia afirma: “Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam" (Apocalipse.14:13). 

Assim, logo após a morte, o crente estará com Cristo e adorará a Deus de uma forma tão íntima e gloriosa que se torna impossível descrever em termos humanos. Deus cumpre o que promete: habitaremos com O SENHOR para todo o sempre. No Céu, os crentes salvos que já partiram desta vida, estão agora mesmo transbordando de glória, louvor, alegria, em adoração a Deus!

Portanto, no meio de toda a tristeza humana que a morte sempre nos traz, nunca esqueçamos que, para os crentes salvos por Jesus Cristo, há ainda e sempre uma esperança maravilhosa: eles sabem que, ao morrer, irão de imediato para o glorioso Céu de Jesus, onde o SENHOR está já de braços abertos à sua espera! Que bênção maravilhosa!



   





QUANDO DEUS PARECE DISTANTE…


“De um só homem fez Deus todas as raças humanas, a fim de que povoassem a terra, havendo determinado previamente as épocas e os lugares exactos onde deveriam habitar. Deus assim procedeu para que a humanidade o buscasse e provavelmente, como que tacteando, o pudesse encontrar, ainda que, de facto, não esteja distante de cada um de nós.” (Actos 17:26-27)

Para muitas pessoas, mesmo entre os crentes em Jesus, torna-se, por vezes, difícil sentir ou experimentar de forma real e autêntica a presença e o amor de Deus em suas vidas.

Quando assim acontece é, seguramente, a nossa capacidade de “recepção” que está em falta. Deus "emite" continuamente reflexos do Seu amor por nós. Se não há “receptividade”, provavelmente isso deve-se às “barreiras” que existem entre nós e Deus.

Tais “barreiras” podem, entre outras coisas, resultar de emoções negativas, das quais ainda nos não conseguimos desprender. Coisas como: inveja, orgulho, ciúme, amargura, ressentimentos, mágoas, culpa, desejos de vingança…  

Uma “barreira” frequentemente levantada entre nós e Deus é a que resulta de alguma “crise” nos nossos relacionamentos humanos, ou algum pecado encoberto que, não tendo sido ainda confessado e perdoado, nos impede de estarmos “dentro” da vontade de Deus.

Importa ainda considerar a possibilidade de haver alguma “falha” na fluência da nossa “corrente afectiva” normal. Deus criou-nos para experimentar e aprofundar relacionamentos, com Ele e com outras pessoas. A Bíblia diz que “se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o Seu amor é, em nós, aperfeiçoado.” (1 João :12).

Quando nos sentirmos “distantes” de Deus, não esqueçamos de orar pedindo ao Senhor que  nos ajude a compreender que fomos nós, de facto, e não Ele, quem levantou a eventual “barreira” impeditiva de tão vital comunicação.

Deus é o nosso Criador. Ama-nos de forma incondicional e está disponível, agora mesmo, para nos ajudar a restabelecer com Ele qualquer comunicação perdida. Podemos confiar. A Sua promessa é segura: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)


ORIENTAÇÃO DIVINA PROMETIDA AOS CRENTES OBEDIENTES E SUBMISSOS A DEUS


POR VEREDAS AGRADÁVEIS
“Em verdes prados me faz descansar, e para águas tranquilas me guia em paz.” - Salmo 23:2

AO TOMAR DECISÕES
“Misericordioso e justo é o SENHOR e, por isso, aos pecadores reensina seu caminho. Dirige os humildes na justiça e os instrui no seu caminho.” - Salmo 25:8-9

ATÉ AO FIM DA VIDA
“Este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; Ele é quem nos guiará mesmo além desta vida.” - Salmo 48:14

ATRAVÉS DE CONSELHOS SÁBIOS
“O SENHOR firma os passos de todo aquele cuja conduta lhe agrada! Se cair, não ficará por terra, porque o SENHOR o segura pela mão.” - Salmo 37:23-24

POR MEIO DA CONSCIÊNCIA
Ainda que o Eterno te ofereça o pão da adversidade e a água da aflição, o seu Mestre não tornará a esconder-se, sim, os teus olhos verão aquele que te instrui. Teus ouvidos escutarão uma palavra atrás de ti: “Este é o Caminho, segui-o já!” - Isaías 30:20-21

NO MEIO DAS INCERTEZAS
“Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas Eu os guiarei; tornarei as mais densas trevas em luz diante deles e farei retos os lugares acidentados. Eis apenas algumas das transformações que realizarei. Eu jamais os desampararei.” - Isaías 42:16

POR ILUMINAÇÃO DIVINA
“E isso, por causa das profundas misericórdias de nosso Deus, através das quais dos céus nos visitará o sol nascente, para iluminar aqueles que estão vivendo no meio das trevas, e guiar os nossos pés no caminho da paz.” - Lucas 1:78-79

EM TODA A VERDADE
“No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir.” - João 16:13

ORIENTAÇÃO SEGURA
 “Diz o SENHOR: Instruir-te-ei e te guiarei no caminho a seguir; os meus olhos estarão sobre ti para aconselhar-te.” - Salmo 32:8

NA DIRECÇÃO CERTA
Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.”  Isaías 48:17

A PRESENÇA DO ETERNO CONNOSCO - DEUS ESTÁ ONDE ESTAMOS!


“Ó Senhor Deus, tu me examinas
 e me conheces.
Sabes tudo o que eu faço
e, de longe, conheces
todos os meus pensamentos.
Tu me vês quando estou trabalhando
e quando estou descansando;
tu sabes tudo o que eu faço.
Antes mesmo que eu fale,
tu já sabes o que vou dizer.
Estás em volta de mim,
por todos os lados,
e me proteges com o teu poder.
Eu não consigo entender
como tu me conheces tão bem;
o teu conhecimento é profundo demais
para mim.
Aonde posso ir a fim de escapar
do teu Espírito?
Para onde posso fugir da tua presença?
Se eu subir ao céu, tu lá estás;
se descer ao mundo dos mortos,
lá estás também.
Se eu voar para o Oriente
ou for viver nos lugares mais distantes
do Ocidente,
ainda ali a tua mão me guia,
ainda ali tu me ajudas.
Eu poderia pedir que a escuridão
me escondesse
e que em volta de mim
a luz virasse noite;
mas isso não adiantaria nada
porque para ti a escuridão
não é escura,
e a noite é tão clara como o dia.
Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão…”
  (Sl 139:1-12 NTLH)


Deus está onde estamos! É o que nos diz o Salmo 139 - uma das porções bíblicas mais belas. Desde o instante em que acordamos, até quando voltamos de novo para a cama, Deus nunca nos abandona. E, depois, durante a noite, Deus vela por nós.

“Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; Tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, Tu já sabes o que vou dizer.”

Deus sabe quando nos sentamos e quando nos levantamos... Deus conhece todos os nossos pensamentos e ouve cada uma das nossas palavras, ainda antes de as pronunciarmos. 

Deus é Pai e Mãe para nós. Acolhe-nos e sonda-nos a fim de nos abençoar. Para o salmista esta é uma das experiências mais belas da vida. Ultrapassa mesmo capacidade de compreensão:

“Eu não consigo entender como Tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim.”

A certeza da presença de Deus connosco é fruto do nosso relacionamento com Ele e começa no desejo do nosso coração e na determinação de nos aproximarmos do Eterno.

Essa aproximação leva-nos à convicção do nosso pecado, arrependimento, confissão e perdão divino. Depois, porque temos Cristo por intermediário, sentir-nos-emos perdoados. A partir daí deverá fluir a nossa comunicação e o nosso comprometimento com Ele.

É possível desfrutar íntima comunhão  com Deus. Ele está onde estamos. Na verdade, Deus está em nós, os que somos crentes em Jesus, na Pessoa do Espírito Santo. E a Sua presença não nos incomoda. Nunca. Pelo contrário, oferece-nos sempre mais alegria, consolo, segurança e paz.




EM BUSCA DO AMOR




Queres encontrar um amigo? Alguém que possa interessar-se por todos os teus problemas, e cujo amor nunca falha? Jesus é assim - Ele ama-nos! Pensa nisto: Jesus Cristo ama-te incondicionalmente, sem pré-condições. 

Rejeitá-lo?
  
Como vais reagir ao amor de Jesus? Rejeitá-lo? Desprezá-lo? Zombar dele? Não gostaste, com certeza, quando alguém desprezou o amor sincero que tentavas demonstrar. Não seria melhor dirigires-te agora mesmo numa oração Àquele que tanto te ama? Jesus morreu para salvar-te dos teus pecados e para que, no porvir, pudesses estar junto Dele no Céu. 

O Bem Mais Precioso

O amor de Jesus é o bem mais precioso que podes encontrar nesta vida. Ele ama-te. Jesus aproxima-se de ti agora mesmo, através do Espírito Santo e, em Sua misericórdia, bate à porta do teu coração, chamando-te para estares com Ele. Chamando-te para desfrutares as Suas bênçãos eternas. Chamando-te para receberes o Seu amor. 

Jesus Pode Libertar

Queres confiar em Jesus como teu Salvador, teu Senhor, teu Libertador do pecado? Não desejas ser liberto da escravidão do pecado e da morte? O pecado em teu coração é o que te torna infeliz, fazendo de ti uma pessoa orgulhosa, ressentida, amargurada, triste... O pecado, se o seguirmos, acabará por nos destruir para sempre. Precisamos de ser salvos por Jesus Cristo. Só Ele nos pode salvar "porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23).

Fala Com Ele

Que farás do amor de Jesus? Irás recebê-lo, ou rejeitá-lo? Lembra-te do que sentiste quando alguém recusou o teu sincero amor que tentavas demonstrar. Queres encontrar-te com Jesus agora mesmo, permitindo que Ele te salve? Jesus ama-te de forma incondicional e quer receber-te. Quer que confies n’Ele; que saibas que Ele pode salvar-te, tirar de ti todos os teus pecados, dar-te um lar eterno com Ele e Seu povo no Céu. Tão-somente fala  com Jesus aí mesmo, onde te encontras. Tão-somente dirige-te a Ele tal como estás, agora mesmo. Conta-Lhe as tuas tristezas, os teus medos, as tuas angústias, inquietações, ansiedades, problemas... Lembra-te do testemunho do apóstolo Paulo: "Vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20). Sim, Jesus entregou-Se à morte por ti! 

Ele Não Te Rejeita

Quando Jesus esteve na Terra, disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). E também: Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei (João 6:37). Jesus, O Filho de Deus humanizado, o Salvador ressuscitado, está hoje tão disponível para receber pecadores como estava quando viveu entre os homens. Se, reconhecendo que és  pecador, te dirigires a Jesus Cristo e creres n’Ele, aceitando-O como teu único e suficiente Salvador pessoal, os teus pecados serão perdoados e estarás com Ele quando partires desta vida ou, então, quando Ele vier buscar os que Lhe pertencem. Se andas em busca do verdadeiro amor, por que não aceitas o amor do Filho de Deus? 


Jesus disse"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo o que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). 

SENHOR, DÁ-ME A TUA MÃO!


Quando a montanha é demasiado alta
E eu não sei o que do outro lado está,
Senhor, dá-me a Tua mão!

Se a incerteza tomar conta do meu coração
E eu não souber o que fazer,
Senhor, dá-me a Tua mão!

Quando a noite for longa e fria,
E só treva houver no vale ao meu redor,
Senhor, dá-me a Tua mão!

Quando o caminho é sinuoso e incerto
E eu não vejo qualquer indicação,
Senhor, dá-me a Tua mão!

Quando precisar de forças p’ra jornada
E me sentir frágil, sem animação,
Senhor, dá-me a Tua mão!

Senhor, segura-me com a Tua mão!
Hoje e sempre,
Eu preciso de ti perto de mim.
Orienta-me por todos os caminhos
E sê comigo se, sozinho,
Devo permanecer em meu lugar.

Já posso sentir, Jesus, a Tua mão em minha mão!
Sei que estás aqui juntinho a mim,
E também lá longe, onde o meu pensamento está.
Permite, meu Senhor,
Que sempre eu possa caminhar
Sentindo o calor de Tua mão a me agarrar.
Senhor, dá-me, em cada dia, a Tua mão!
(INET)


CONTEMPLAÇÃO - DEDICADO À MINHA IRMÃ ESPERANÇA


No rio correndo a teus pés,
minha irmã,
eu leio coisas
de um tempo que passou,
quando ainda éramos crianças,
e também havia um rio
que se chamava “Liz”
e a vida estava cheia de promessas.

No horizonte vasto, além,
eu posso ver o tamanho
dos teus sonhos
e ouvir ainda o eco
de uma voz materna chamando
P´lo teu nome lindo,
E sempre pronunciado
em timbre de esperança. 

Na expressão bela e serena
do teu rosto, minha irmã,
eu posso ler também o teu pensar.
Contemplo-te e chego a ouvir tua oração
que atentamente escuta o Criador,
como faz no diálogo sublime com os anjos,
quando com Ele estão falando
em  redor do Seu glorioso trono.

SENHOR JESUS, TU ÉS DIFERENTE!


Ficaste ao lado da mulher adúltera,
quando todos se afastavam dela.

Entraste na casa de um publicano,
quando todos se voltavam contra ele.

Chamaste as crianças para junto de Ti,
quando todos queriam desprezá-las.

Perdoaste ao apóstolo Pedro,
quando ele próprio a si se condenava.

Elogiaste uma viúva pobre,
quando todos, indiferentes, a ignoravam.

Resististe à tentação do Diabo,
quando todos teriam sucumbido.

Prometeste o Paraíso ao malfeitor,
Quando todos lhe desejavam o inferno.

Chamaste Paulo para Te seguir,
Quando todos temiam as suas ameaças.

Resististe a toda a glória humana,
Quando quiseram fazer de Ti um rei.

Preferiste os pobres miseráveis,
Quando todos buscavam as riquezas.

Curaste inúmeros enfermos,
Quando foram pelo mundo abandonados.

Tudo calaste, como ovelha muda,
Quando todos Te acusavam e Te batiam, zombando de Ti.

Morreste, solitário, numa cruz,
Quando todos festejavam uma Páscoa.

Assumiste a culpa por inteiro,
Quando todos lavavam as mãos da inocência.

Ressuscitaste da tumba fria e escura,
Quando todos pensavam que estavas derrotado.

Senhor Jesus, Tu és diferente!
Aceita a minha gratidão por tudo o que és para mim!  
(INET)


LOUVOR AO NOSSO REI E ETERNO DEUS


"Eu Te exaltarei, ó Deus, rei meu;
bendirei o Teu nome pelos séculos dos séculos.
Cada dia Te bendirei,
e louvarei o Teu nome pelos séculos dos séculos.
Grande é o Senhor, e mui digno de louvor;
A Sua grandeza é insondável.
Uma geração louvará as tuas obras a outra geração;
Anunciarão as Tuas proezas.
Falarão do glorioso esplendor da Tua majestade,
E meditarei nas Tuas obras maravilhosas.
Falarão da força dos Teus feitos tremendos,
E proclamarei a Tua grandeza.
Publicarão abundantemente a memória da Tua grande bondade,
E cantarão a Tua rectidão.
Piedoso e benigno é o Senhor,
Tardio em irar-se, e de grande amor.
O Senhor é bom para todos;
Tem compaixão de todas as suas obras.
Todas as Tuas sobras Te louvarão, ó Senhor;
Os teus santos Te bendirão.
Falarão da glória do Teu reino,
E relatarão o Teu poder,
Para que façam saber aos filhos dos homens
As Tua proezas e o glorioso esplendor do teu reino.
O Teu reino é um reino eterno,
E o Teu domínio estende-se a todas as gerações." (Salmo 145: 1- 13)