O CÉU - A ESPERANÇA DO CRENTE EM JESUS CRISTO PROJECTA-SE PARA ALÉM DA MORTE


A morte é a mais difícil realidade humana que temos de enfrentar. Pode trazer o temor mais profundo no coração mais forte. Com ela, tudo o que pertence à nossa existência terrena será destruído. Por isso… achamos que é  tão triste morrer.

Da morte, ninguém pode escapar. A não ser os que estiverem vivos quando Jesus voltar a esta terra. A Bíblia diz que “aos homens está ordenado morrer uma vez” (Hb 9:27). Velhos ou jovens, ricos ou pobres, homens ou mulheres, ninguém pode dizer “não” quando a morte chegar.

Mas para os crentes em Jesus Cristo as coisas serão diferentes. Radicalmente diferentes. Por isso, o crente não teme a morte. Notemos o testemunho do salmista: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum…” (Salmo 23:5).

O crente não teme a morte porque sabe que a morte não é o fim. Pela graça de Deus, cremos que o SENHOR nos dá a vida eterna ainda enquanto estamos aqui nesta vida. Referindo-se à ressurreição de Jesus, o apóstolo Paulo escreveu: “tragada foi a morte na vitória…” (1 Coríntios 15:54).

Deus tornou a aparente vitória de Satanás em derrota, quando Jesus Cristo ressuscitou. Desse modo, a morte já não é uma causa de apreensão ou medo. Cristo venceu a morte, e um dia nós havemos de vencê-la também. De facto, a morte já foi derrotada e, por isso, na nossa condição de crentes no Senhor Jesus, temos uma esperança além-túmulo.

Ao morrer, crente salvo por Jesus entra imediatamente na presença de Cristo. Embora o corpo retorne ao pó, a alma é levada para o Céu. Os filhos de Deus esperam que o SENHOR envie o Seu anjo para levá-los ao Céu logo após a partida deste mundo, com a mesma fé que aguardam a segunda vinda de Jesus Cristo.

Logo após pós a morte, o crente desfrutará a bem aventurança de estar com JESUS - o seu Senhor e o seu Salvador. Todo o crente salvo por Jesus Cristo pode ter a certeza de que, ao morrer, a sua alma irá de imediato para o Céu. Lembremos o que Cristo disse ao ladrão na cruz: “em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43).

Também o apóstolo Paulo escreve: "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus." (2 Coríntios 5:1). Há "de Deus um edifício" no Céu, no qual habitaremos.

Não se trata ainda da ressurreição do corpo, mas sim de um estado de glória celestial em que os crentes salvos por Jesus entram logo após a morte terrena. Por isso o apóstolo Paulo escreveu: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Filipenses  1:21).

Qual seria o ganho, se logo após a morte o crente não fosse para o Céu? Ou se a alma entrasse simplesmente num “sono” profundo, como alguns pretendem que acontecerá? NÃO! De facto, para o crente salvo por Jesus Cristo, a morte é apenas uma passagem que o levará deste "vale de lágrimas" para a glória eterna, no Céu de Jesus. Por isso a Bíblia afirma: “Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam" (Apocalipse.14:13). 

Assim, logo após a morte, o crente estará com Cristo e adorará a Deus de uma forma tão íntima e gloriosa que se torna impossível descrever em termos humanos. Deus cumpre o que promete: habitaremos com O SENHOR para todo o sempre. No Céu, os crentes salvos que já partiram desta vida, estão agora mesmo transbordando de glória, louvor, alegria, em adoração a Deus!

Portanto, no meio de toda a tristeza humana que a morte sempre nos traz, nunca esqueçamos que, para os crentes salvos por Jesus Cristo, há ainda e sempre uma esperança maravilhosa: eles sabem que, ao morrer, irão de imediato para o glorioso Céu de Jesus, onde o SENHOR está já de braços abertos à sua espera! Que bênção maravilhosa!



   





4 comentários:

  1. Boa noite irmãozinho querido…

    Fiquei contentinha por, nesta altura em que estás nos efeitos do pico do tratamento, sentires disposição para nos deixares aqui consoladoras palavras de esperança…Para a vida além morte. Que bom!!!...Gostei muito…Aprendi coisas que não sabia. Um abracinho cheio de carinho da irmã mais velha.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Esperança! Boa tarde!
    Desculpa o atraso em responder. É sempre muito agradável saber que vais passando por aqui. Muito obrigado por tuas palavrinhas sempre bondosas.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Meu coração querido, meu irmãozinho, tu não tens que me responder! Mas já agora muito obrigada. Bom!!!... Bom!!!...É tu poderes ir fazendo este excelente trabalho!!!...E eu ir aprendendo…Com ele.

    Aceita todo o carinho da tua irmã mais velha, que andou contigo ao colo, e cuidou de ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida irmã:
      Aceita um grande beijinho, com muita, muita ternura!

      Eliminar