QUANDO DEUS PARECE DISTANTE…


“De um só homem fez Deus todas as raças humanas, a fim de que povoassem a terra, havendo determinado previamente as épocas e os lugares exactos onde deveriam habitar. Deus assim procedeu para que a humanidade o buscasse e provavelmente, como que tacteando, o pudesse encontrar, ainda que, de facto, não esteja distante de cada um de nós.” (Actos 17:26-27)

Para muitas pessoas, mesmo entre os crentes em Jesus, torna-se, por vezes, difícil sentir ou experimentar de forma real e autêntica a presença e o amor de Deus em suas vidas.

Quando assim acontece é, seguramente, a nossa capacidade de “recepção” que está em falta. Deus "emite" continuamente reflexos do Seu amor por nós. Se não há “receptividade”, provavelmente isso deve-se às “barreiras” que existem entre nós e Deus.

Tais “barreiras” podem, entre outras coisas, resultar de emoções negativas, das quais ainda nos não conseguimos desprender. Coisas como: inveja, orgulho, ciúme, amargura, ressentimentos, mágoas, culpa, desejos de vingança…  

Uma “barreira” frequentemente levantada entre nós e Deus é a que resulta de alguma “crise” nos nossos relacionamentos humanos, ou algum pecado encoberto que, não tendo sido ainda confessado e perdoado, nos impede de estarmos “dentro” da vontade de Deus.

Importa ainda considerar a possibilidade de haver alguma “falha” na fluência da nossa “corrente afectiva” normal. Deus criou-nos para experimentar e aprofundar relacionamentos, com Ele e com outras pessoas. A Bíblia diz que “se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o Seu amor é, em nós, aperfeiçoado.” (1 João :12).

Quando nos sentirmos “distantes” de Deus, não esqueçamos de orar pedindo ao Senhor que  nos ajude a compreender que fomos nós, de facto, e não Ele, quem levantou a eventual “barreira” impeditiva de tão vital comunicação.

Deus é o nosso Criador. Ama-nos de forma incondicional e está disponível, agora mesmo, para nos ajudar a restabelecer com Ele qualquer comunicação perdida. Podemos confiar. A Sua promessa é segura: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)


Sem comentários:

Enviar um comentário