ADMIRÁVEL ABRANGÊNCIA E SIGNIFICADO DA BELA ESPRESSÃO BÍBLICA “REVESTIDOS DE CRISTO”

"Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes baptizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem livre; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." (Gálatas 3:26-28).

Paulo está escrevendo aos cristãos na Galácia, lembrando-lhes a nova identidade deles, desde que colocaram a sua fé em Jesus Cristo e o aceitaram como seu Salvador pessoal. Serem "baptizados em Cristo" significa que eles se identificaram com Cristo, tendo deixado as suas velhas naturezas pecaminosas para receber plenamente a nova vida de Cristo ressuscitado (Marcos 8:34; Lucas 9:23). 

Quando respondemos ao apelo do Espírito Santo, e aceitamos o Senhor Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador pessoal, o Espírito Santo "baptiza-nos" na família de Deus. "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos baptizados para formarmos um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E todos bebemos de um só Espírito" (1 Coríntios 12:13).

Vários versículos da Bíblia se referem ao crente como estando "em Cristo" (1 Pedro 5:14; Filipenses 1:1; Romanos 8:1). Notemos, por exemplo, Colossenses 3:3, que diz: "porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." Assim, os crentes em Cristo não só têm acesso às bênçãos de Deus, como também estão eternamente seguros e protegidos de qualquer inimigo espiritual. 

O nosso pecado precisava ser pago, de forma total e definitiva e, nesse processo, toda a ira de Deus contra o mal foi derramada sobre o Seu próprio Filho, na cruz do Calvário. Quando Jesus tomou o nosso lugar na cruz, Ele sofreu o castigo que o nosso pecado merece e as Suas últimas e significativas palavras pronunciadas no meio de sofrimento indizível, antes de morrer, foram estas: "Está consumado!" (João 19:30). Ou seja, toda a obra da redenção fora completada.

Estar "em Cristo" significa, portanto, que aceitamos o Seu sacrifício como pagamento valido pelo nosso próprio pecado. Podemos até imaginar que no nosso “registo”, diante de Deus, estão anotadas muitas boas acções que praticámos mas nenhuma quantidade de boas obras  pode tornar-nos suficientemente dignos, a ponto de garantir o perdão de Deus e o acesso a uma relação pessoal com Ele por toda a eternidade (Romanos 3:10-12).

A Bíblia diz que no nosso estado pecaminoso natural somos inimigos de Deus (Romanos 5:10), e que todos os nossos actos de justiça diante do Altíssimo não passam de trapos sujos e imundos (Is.64:6).  Deus, o Pai, tratou Jesus como se Ele fosse um pecador, embora não o fosse, e fê-lo morrer como um substituto a fim de pagar o castigo pelos pecados de todos os que crêem Nele (2 Coríntios 5:21). Há, assim, uma troca divina que ocorre aos pés da cruz: a nossa antiga natureza pecaminosa é trocada pela nova e perfeita natureza de Cristo ressuscitado (2 Coríntios 5:17) e, assim, ficamos "revestidos de Cristo".

Para entrar na presença de um Deus santo, precisamos de estar escondidos em Cristo, ou revestidos na justiça de Cristo. Estar "em Cristo" significa que Deus já não vê as nossas imperfeições; Ele agora olha-nos e vê em nós a justiça perfeita do Seu próprio Filho (Efésios 2:13; Hebreus 8:12). Somente "em Cristo" é que a nossa dívida do pecado pode ser cancelada, o relacionamento com Deus restaurado e garantida a nossa eternidade na comunhão com Deus.

clique AQUI para ver uma apresentação do belo hino cristão “NUNCA ME DEIXAR”.

Sem comentários:

Enviar um comentário