TRANSFORMANDO TRISTEZA EM ALEGRIA PARA GLÓRIA DE DEUS


“Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardios de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?” (Lucas 24:25-26). 

Às vezes podemos ficar tão angustiados, desanimados ou preocupados com as nossas circunstâncias que não nos damos conta da incrível bênção que Deus organizou em resultado de tudo aquilo que nos parece ser uma esmagadora tragédia. Foi o que aconteceu com os discípulos de Jesus logo após a cruel e dramática crucificação do Senhor. Ficaram tão profundamente afectados pela “desgraça” da crucificação, que quase perderam as maravilhosas bênçãos que a morte propiciatória de Cristo trouxe, não só para eles mas também para toda a humanidade.

A maioria dos judeus acreditava que as profecias do V. T. sobre o Messias apontavam para um líder militar e político capaz de libertar a nação do jugo estrangeiro e não para um libertador que viesse redimir as pessoas da escravidão do pecado. Por isso, quando Jesus foi morto os discípulos perderam toda a esperança e não entenderam que a crucificação de Jesus lhes oferecia a maior de todas as esperanças possíveis! Apesar do testemunho das mulheres, confirmado por alguns discípulos e profecias bíblicas sobre a ressurreição, eles ainda não acreditavam que Jesus verdadeiramente ressuscitou!

Hoje a ressurreição de Jesus ainda surpreende muitas pessoas. Apesar de terem passado mais de dois mil anos de testemunho do Evangelho, muitos ainda se recusam a acreditar que Jesus, realmente, ressuscitou. Para os discípulos, foi necessário que Cristo aparecesse vivo no meio deles dezenas de vezes para finalmente acreditarem. Hoje, de forma algo semelhante, impõe-se que a presença viva e testemunho dos crentes regenerados, em suas convicções e forma de viver, possam fazer a diferença clamando com acções e palavras: aleluia! Há vida nova porque, verdadeiramente, Jesus ressuscitou!

Naquele tempo, o Senhor chamou "néscios" aos discípulos porque, embora conhecessem bem as profecias bíblicas, falharam em entender que o sofrimento de Jesus era necessário pois seria o único caminho para a verdadeira glória! Tinham dificuldade em entender por que é que Deus não tinha feito nada para salvar Cristo da cruz! Estavam tão impressionados com o mundo e seu poderio político e militar, que ficaram como que “cegos” para os reais valores do Reino de Deus, inclusive que Deus continua no controlo da humanidade e que o amor divino é mais forte que o ódio e a verdadeira vida é mais poderosa que a morte”!

Após os dois discípulos a caminho de Emaús terem explicado a sua tristeza e confusão, Jesus respondeu-lhes amorosamente citando as Escrituras e aplicando-as ao Seu ministério. Ainda hoje, quando estivermos “confusos” com as eventuais situações complexas que a vida pode trazer-nos, também devemos encontrar precioso auxílio nas Escrituras Sagradas, talvez até auxiliados por irmãos mais experientes, capazes de nos explicar o ensino da Palavra de Deus aplicando-a à nossa situação específica. Por isso não podemos depreciar um “recurso” que Jesus nos deixou chamado igreja, formada por muitas pessoas, com dons espirituais diferentes, mas que têm em comum um coração transformado pelo poder do Salvador e sentem alegria em contribuir para o crescimento espiritual uns dos outros (cf. Romanos 12:4-5).

Deus permita que nos tornemos cada vez mais conscientes de que mesmo as maiores tragédias pelas quais tenhamos que passar podem ser transformadas em admiráveis vitórias, se tão-somente soubermos na hora própria esconder-nos em Cristo, permitindo que Ele seja também parte da nossa dor. Oxalá possamos estar preparados para deixar que o Senhor Jesus transforme os “obstáculos” da vida em alegres delícias espirituais (cf. 2 Cor. 12:0-10), porque somos capazes de, em atitude de submissão,  continuar confiando no Senhor em vez de nos “estribarmos”, ou “apoiarmos” no nosso próprio entendimento, emoções ou imaginação (cf. Provérbios 3:5-6).

ORAÇÃO:
Senhor, nosso Deus e nosso Pai Celestial, muito obrigado pela maneira como naquele tempo usaste a aflição e a dor dos teus queridos discípulos para nos ensinar que TU és poderoso para controlar tudo o que pode perturbar as nossas vidas, transformando tristezas em alegrias para nosso bem e glória para o Teu santo nome. Desvenda, Senhor, os nossos olhos para que possamos ver os maravilhosos ensinamentos da Tua Palavra e ajuda-nos a confiar sempre nos Teus planos, e propósitos, mesmo quando os nossos sentidos físicos, emoções e imaginação nos parecem sugerir o contrário. Aumenta, Senhor, a nossa capacidade de confiar em Ti, sempre para Teu louvor e glória. Oramos em nome de Jesus. Ámen!


Sem comentários:

Enviar um comentário