ANDAMOS POR FÉ E NÃO NAQUILO QUE VEMOS (3) – 2 Coríntios 5:7

O apóstolo Paulo insistia na prática de orações de acção de graças em horas difíceis, ensinando: “Em todas as circunstâncias dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus  Cristo” (1 Tes. 5:16). Dar graças em “todas” as circunstâncias é um grande acto de fé que  agrada altamente a Deus, nos santifica e fortalece a nossa fé e confiança, preparando-nos para enfrentarmos outros eventuais combates.

Muitas vezes encontramos na Bíblia esta sábia expressão: “Não temas!”  Para que afugentassem o medo, o apóstolo Paulo lembrava aos crentes da igreja em Roma o seguinte: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rom. 8:31). E ainda: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” (Rom. 8:35).

Também o salmista afugentava o medo cantando alegremente assim: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protector da minha vida, de quem terei medo? Se todo um exército se acampar contra mim, o meu coração não temerá. Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança” (Salmo 26:1-3).
O medo é sempre a nossa pior resposta perante as dificuldades. Convém-nos implorar ao Senhor que nos conceda a graça de nada temer. O Salmo 91 é uma bela e esperançosa oração usada pelo salmista para afastar para longe de si o medo, refugiando-se sob as asas do Altíssimo Deus. Vale a pena, se possível, memorizá-lo para o dizermos em qualquer circunstância adversa como a nossa oração de fé e inabalável confiança no Todo-Poderoso:
             SOB A SOMBRA DO ALTÍSSIMO
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.   
Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.   
Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.   
Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e couraça.   
Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,   
nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.   
Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.   
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.   
Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação,   
nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.   
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.   
Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.   
Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.   
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.   
Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei.   
Saciá-lo-ei com longevidade, e lhe mostrarei a minha salvação.  

(Salmos 91) 

Sem comentários:

Enviar um comentário