O INDISPENSÁVEL CONSOLO QUE VEM DE DEUS

“E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra” (2 Tes. 2:16,17). 

Uma das pérolas mais inestimáveis do Evangelho encontra-se em Efésios 1:5, onde nos é dito que, em amor, Deus nos predestinou para Ele, para a adopção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito da Sua vontade. Ou seja, num plano de amor, Deus determinou que fôssemos Seus filhos e filhas adoptivos por Jesus Cristo.

Essa ‘posição’ dos crentes em Cristo implica, necessariamente, um relacionamento com Ele através do qual o poder de Deus, fundamentado no Seu amor e graça, se torna a verdadeira ‘fonte’ do nosso encorajamento e vigor espiritual. Notemos algumas características referidas pelo apóstolo Paulo aos Tessalonicenses: 

Trata-se de um relacionamento pessoal. Cristo é "o próprio Senhor nosso” (v. 16). Notemos a utilização do pronome “nosso”. Jesus não é simplesmente Senhor, mas é Senhor “nosso”, o que implica um relacionamento pessoal, com partilha mútua. Na qualidade de Senhor “nosso”, Cristo é “meu” Senhor e “teu” Senhor! Partilhamos a Sua Pessoa bendita, como numa família os filhos partilham a relação com o mesmo pai! 

Um relacionamento amoroso. Ele “nos amou" (v. 16). De facto, Deus amou-nos com um amor eterno. “De longe o Senhor me apareceu, dizendo: pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí” (Jer. 31:3). Trata-se de um amor mútuo, pois “nós O amamos, porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). E “o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rom.5:5).

Um relacionamento duradouro. Pela Sua graça, Ele nos tem dado uma “eterna” consolação e esperança (v. 16). Uma relação com Deus nunca é coisa transitória, incerta ou passageira! É tão permanente quanto o Filho de Deus. É tão segura quanto os planos de Deus são seguros. ELE é imutável. Deus é sempre actual. Não envelhece. Nem passa de moda!... “Eu, o Senhor, não mudo” (Malaquias 3:6).    

Um relacionamento que nos encoraja! Sabemos que, pela Sua graça Ele nos deu uma “consolação e boa esperança” (v. 16). Nele nos sentimos seguros. Temos uma esperança bem fundada, que não pode falhar. Sentimo-nos frequentemente revitalizados em espírito, graças à Sua garantia de aceitação em Jesus Cristo.  

Um relacionamento com base na Sua graça. "Pela graça" Ele nos deu uma eterna consolação (v. 16). “Graça” é palavra-chave para a nossa fé. Em nenhum lugar Deus lida connosco tendo como base os nossos méritos. As nossas boas obras não entram na oferta bondosa que Ele nos faz através de Jesus. É graça em primeiro lugar e graça em último lugar. Graça sempre! Graça até ao fim! “Sola Gratia”!

Um relacionamento estabilizador! Ele confirmará os nossos corações “em toda a boa obra e palavra” (v. 17), de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os  Seus santos (1 Tessalonicenses 3:13). Ámen! 

clique AQUI para ouvir o seguinte hino cristão:


ACHEI UM GRANDE AMIGO

Achei um grande Amigo, Jesus, o Salvador;
Contarei quão grandes coisas fez por mim.
Estando eu perdido, indigno pecador,
Resgatou-me e agora eu sirvo a Ele enfim.
E em Seu amor imenso, por mim morreu na cruz,
E o perdão dos meus pecados outorgou.
Assim me regozijo, vivendo em Sua luz;
Aleluia! Jesus Cristo me salvou!

Por este grande Amigo, desejo aqui viver,
E com Ele sempre estar em comunhão;
Servi-Lo fielmente, seguindo Seu querer;
Vou a Cristo consagrar meu coração.
Se o mundo me persegue, se tenho tentação,
Com Jesus em minha vida, vencerei;
E a cada dia Cristo conduz-me pela mão,
E na Sua graça sempre confiarei. 

Já vem chegando o dia, a Bíblia assim o diz,
Em que Cristo a este mundo voltará;
Momento mui alegre! Que dia tão feliz!
Sim, que dia esplendoroso então será!
E assim com Ele sempre no Céu habitarei,
Já liberto do pecado e da dor;
E lá, constantemente, Seu rosto então verei,
E estarei p'ra sempre junto ao Salvador.


Charles William Fry (1837-1882)
Arr. Ira David Sankey (1840-1908)




1 comentário:

  1. Vim aqui, e, surpresa! novo Poste para eu ver e ler e gostar, e ir agora para o ó ó, toda regalada...Com a sumarenta leitura que tão bem nos faz e, e por saber que se estiveste a
    preparar-nos está delícia, é porque estás melhor da da constipação e tosse.

    "É graça em primeiro lugar e graça em último lugar. Graça sempre! Graça até ao fim!" “Sola Gratia”!

    Esta graça é uma consolação!... Uma misericórdia!...

    Boa noite meu irmãozinho querido, dorme bem.

    ResponderEliminar