NATAL - A GLÓRIA PECULIAR DA ENCARNAÇÃO DE JESUS - (1)



    “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez… E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai” (João 1:1-3,14).

“ O qual, subsistindo em forma de Deus, não quis agarrar-se a esse direito de ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:6-7).    

    Celebrar o Natal de Jesus é, em primeiro lugar, celebrar Deus tornando-se homem. E dá que pensar: Deus infinito, eterno, auto-existente, auto-suficiente, todo-poderoso, sem se desfazer da Sua natureza divina, toma, voluntariamente, sobre Si mesmo, uma natureza humana em tudo semelhante a nós. Na encarnação de Deus-Filho, como alguém já disse: ‘Deus imutável, sem deixar de ser o que é, tornou-se o que não era.

    O Senhor Jesus Cristo não começou a existir na Sua encarnação; Ele sempre subsistiu em forma de Deus, por toda a eternidade. No princípio de todos os princípios Ele estava com Deus e era Deus. E, assim, como Deus, Jesus compartilha todos os atributos do Pai: é infinito, eterno, omnisciente, imutável. Tudo o que pertence à natureza de Deus-Pai pertence à natureza de Deus-Filho. A mesma natureza, o mesmo carácter, a mesma essência, o mesmo ser. E, no entanto, Deus-Filho tornou-se homem! Repetimos: sem nunca deixar de ser o que era… Ele tornou-se o que não era. Porquê? Por amor da humanidade. Por amor de nós! Você e eu!

    O que verdadeiramente nos maravilha na encarnação de Jesus é que ela envolve e junta duas realidades infinitamente diferentes, colocando-as lado a lado. Ou seja: a encarnação junta o Deus infinito e o homem finito, unindo-os numa Pessoa única e magnificente: Jesus! Trata-se da junção entre a majestade de Deus e a humildade e pequenez humana. E é isso que faz reflectir a glória da encarnação de forma ainda mais especial do que todas as outras obras gloriosas de Deus Criador!

    Cristo, o Criador, Aquele que sempre existiu porque é Eterno, foi, de facto, criado na Pessoa de Jesus, no que diz respeito à Sua natureza humana, pois embora fosse gerado por obra e graça do Espírito Santo, o homem Jesus teve início no ventre de Sua mãe, Maria, desenvolvendo-se depois e crescendo como qualquer mortal (Gálatas 4:4-5). Tudo isso por amor de nós. Para nossa salvação eterna.

clique AQUI para ouvir o seguinte hino cristão


VOZ DE TERNURA

A terna voz do Salvador
Com graça nos convida,
Chamando-nos em Seu amor,
Querendo dar-nos vida.

CORO:
Nunca dos homens se ouvirá,
Mesmo no Céu de amor e luz,
Com tanto ardor mais doce som,
Que o nome de Jesus!

Do cálice da amarga dor,
Não foi Jesus poupado,
A fim de dar ao pecador
Perdão do seu pecado.

Por essa grande salvação,
Rendei louvor ardente!
É digna de celebração,
Agora e eternamente!  

Sem comentários:

Enviar um comentário