O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL



Voltamos a reflectir um pouco mais sobre o maravilhoso amor que Deus tem por cada um de nós. Sendo incondicional, nada podemos fazer para merecer ou apagar esse amor, que faz parte da natureza de Deus, pois “Deus é amor” (1 João 4:8).

O condicional  amor humano espera sempre que sejam preenchidas algumas expectativas, interesses ou condições: se…corresponderes ao que eu espero de ti, então amar-te-ei.

No amor humano, porque é condicional, pode haver receio de não estarmos a preencher as expectativas da outra pessoa e isso, geralmente, é fonte geradora  de incertezas…inseguranças… medos…

E…no entanto, a Palavra do Senhor diz-nos que “no amor não existe medo, antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor (1 João 4:18).

Por vezes, podemos pensar que Deus também nos ama com um amor parecido com o nosso, condicional, e, então, procuramos fazer tudo o que está ao nosso alcance (e às vezes até o que não está!) para Lhe agradar, tentando dessa forma merecer o Seu amor. Mas, quando assim acontece, também nunca sabemos, realmente, se Deus está mesmo satisfeito connosco ou não...

Verdadeiramente, Deus ama-nos mesmo de forma incondicional. Porquê? Porque Deus é perfeito.  É por isso que Deus não muda. Se mudasse, Ele seria imperfeito porque mudaria sempre para melhor ou para pior. Mas não. Deus não muda. Ele diz:  “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Malaquias 3:6).

TODOS nascemos para sermos muito amados por Deus. Foi Ele Quem deu a vida a cada um de nós e, agora, o nosso Criador  quer ter connosco um relacionamento amoroso. Por isso, o que Ele quer de nós, acima de tudo, é mesmo o nosso coração: “Dá-me, filho meu, o teu coração” (Provérbios 23:26).

O amor que Deus tem por nós é mesmo incondicional. E, no fundo, é dessa maneira que Ele quer que nos amemos também  uns aos outros. Pouco antes de oferecer a Sua vida por nós, na cruz, Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros assim vos ameis” (João 13:34).

INTERPELAÇÃO: Se eu passar pela minha vida e não amar incondicionalmente, como Deus nos ama e ensinou a amar, através de Jesus, será que não terei falhado o grande objectivo da minha vida?

PRECE: Senhor, ajuda-me a amar os outros com o amor de Deus em mim. Amar, aceitando as pessoas como elas são. Amar sem nada esperar em troca. Amar mesmo quem não gosta de mim. Amar como Cristo amou, dando a Sua vida por nós. Amar como Deus nos ama, de maneira incondicional. Em Tua excelsa graça, meu Pai Celestial, permite que assim seja. Em nome de Jesus. Amém.



1 comentário:

  1. Mais uma muito proveitosa lição sobre o maravilhoso amor de Deus por cada um de nós.
    Faça minhas as palavras da tua PRECE.

    ResponderEliminar