A SINGULARIDADE DO AMOR DE DEUS


“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para connosco: que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” (1 João 4:7-11)

Num mundo em que tanto se fala, escreve, discute acerca do amor, o AMOR DE DEUS continua e continuará a ser uma referência. Trata-se, pois, de um amor incondicional, que alguém já referiu como “Alguém que decide sair para fora de Si, de modo a beneficiar a pessoa a quem ama, mesmo que esta o não mereça.”

Não se trata, portanto, de mais uma emoção mas, sim,  de um acto de vontade, ou seja: um compromisso de Deus. Para consigo mesmo e para connosco. Isto é: Deus está comprometido a amar-nos sempre e sem pré-condições. Particularmente os que somos crentes em Jesus.

COMO SE MANIFESTA O AMOR DE DEUS?

1. Na Criação ou Natureza que nos rodeia. A selva… as montanhas… o mar… as estrelas… a chuva… o sol... as flores... as nuvens... as árvores… os pássaros… os peixes…os oceanos… o nascer e o pôr-do-sol… um sorriso de criança…Enfim: tudo isso e muito mais são manifestações ou expressões do amor de Deus!
    A Bíblia diz que “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” (Salmo 19:1). Também nos lembramos do corinho que aprendemos quando ainda éramos crianças e que diz: ““Glorioso Deus, meus olhos deslumbrados ao contemplarem tua criação; estrelas mil, marés e trovoadas, o teu poder é revelado e então… então minha alma canta a Ti Senhor: glorioso és tu,quão grande és Tu!... ”

2. No Seu cuidado para connosco. É absolutamente admirável o facto de Deus, segundo a Bíblia, nos ter amado ainda antes da fundação do mundo! Notemos:
    João 17:24 “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.”
    Efésios 1:4-5 “Como também nos [aos que somos crentes em Jesus] elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adopção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”.
 Paulo menciona que Deus "nos elegeu" para intencionalmente enfatizar que a nossa salvação depende totalmente d'Ele. Não somos salvos porque mereçamos, mas porque Deus é bondoso e graciosamente nos oferece a salvação.  Tudo o que podemos fazer é expressar o nosso agradecimento por esse maravilhoso amor.  

3. No facto de Cristo ter morrido na cruz  em nosso lugar. A Escritura Sagrada faz essa declaração, através do apóstolo Paulo em Romanos 5:8 dizendo: Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Ou seja: Deus enviou Jesus Cristo para morrer por nós, não porque fôssemos suficientemente bons, mas porque nos amava, mesmo antes de O termos procurado.
    Tal realidade concede-nos a indizível alegria que nasce da esperança que temos de sermos participantes da glória de Deus e da certeza de que as nossas aflições aqui e agora são, no fundo, a garantia da nossa filiação com Deus, pois, como repetidamente temos dito: “só quem transportar uma cruz virá, de facto, a receber uma coroa”!


4 comentários:

  1. Maravilho!!!...Gostei, gostei muito!!!...Fez-me bem!!!...Só o bem que me fez, já valeu a pena o teu trabalho. Irmãozinho, eu costumo usar partes do corinho que de que falas, nas minhas orações de louvor, agradecimento e prece, ainda esta manhã, sabes que fico espantada por termos pensamentos, por vezes, iguais!?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Esperança, minha querida irmã!
      Muito obrigado por teres passado por aqui e principalmente pelo teu belo testemunho cristão.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá JSR
    que alegria voltar a passar por aqui e ler textos e temas, tão interessantes (como nos habituou)
    O Amor de Deus, por cada um de nós, é e sempre será o maior e único.
    Sejamos ou não merecedores...
    Ele nos acolhe, Ele nos ama...
    Mas faz ressoar em nossos ouvidos um convite "vai e faz o mesmo"
    Que estejamos disponíveis para O ouvir e Amar nos outros nossos irmãos.

    JSR, tudo de bom, abraços

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rosa!
    Que bom ter “ouvido” de si! Muito obrigado pela sua “visita”. Passou tanto tempo desde a última vez! Bem-haja também por suas boas palavras de apreço e encorajamento bem como pelo seu tão oportuno e inspirador testemunho cristão!
    Que o nosso Bondoso Pai Celestial sobre si e todos os seus continue derramando as Suas mais ricas bênçãos!
    Abraço muito amigo e fraterno no amor de Cristo,
    JSR

    ResponderEliminar