AS SETE ÚLTIMAS DECLARAÇÕES DE JESUS NA CRUZ (7)


TEXTO BÍBLICO:

 “Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.  (Lucas 23:46)

REFLEXÃO:
Esta expressão de Jesus faz parte de um salmo (Salmo 31:5) que era uma oração para o anoitecer, sendo recitada diariamente por muitos judeus devotos. É notável o detalhe do texto ao informar que Jesus bradou “com grande voz” estas palavras.

O que se poderia esperar de um homem prestes a morrer na cruz era que a sua voz fosse vacilante e fraca. Mas Jesus parece determinado em fazer com que as Suas últimas palavras fossem não só firmes, fortes e confiantes, mas igualmente bem audíveis.

Para Jesus, a morte não é um ‘inimigo’ fora do Seu controlo. Jesus sabe que o Pai Deus está pronto para receber o Seu espírito e, desse modo, Cristo “…se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus” (Hebreus 9:14). Jesus está confiando o Seu destino eterno nos eternos braços do Pai.
                                                                                    A palavra “espírito” é a tradução do grego comum “pneuma”, que tem o sentido de “respiração, sopro de vida” e, no contexto bíblico, pode também ser usada para significar o Espírito Santo. Mas, aqui, o termo refere-se, de facto, ao espírito pessoal que fazia parte da personalidade humana do Senhor Jesus Cristo.

Jesus pronuncia a oração final da sua vida humana com uma expressão plena de serenidade e paz, porque conhece o Pai e sabe que há vida eterna com o Pai para além da morte física. O Senhor desprende-se da sua vida humana para abraçar a vida verdadeira que o Pai tem para oferecer em Sua própria presença.

Este último brado humano de Jesus na cruz é para nós extremamente confortador. Jesus reconhece que a Sua tarefa foi concluída, através do seu sacrifício feito na cruz, e agora Ele irá morrer para ressuscitar e ocupar de novo o Seu lugar na glória, junto ao Pai.

Não é maravilhoso sabermos, com toda a certeza, que, quando os nossos corpos físicos chegarem ao fim ainda temos Jesus e o nosso Pai Celestial esperando por nós?

Neste tempo em que celebramos a morte e a ressurreição do nosso Salvador, vamos todos glorificar o Senhor Jesus Cristo que, morrendo por nós, pecadores, permitiu-nos ter vida eterna e, à semelhança de Estêvão, podermos dizer também na hora da nossa partida: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”. Amém!


4 comentários:

  1. Olá JSR.
    Fico feliz por o encontrar de novo neste espaço, e por nos deliciar com tão bons e interessantes textos.

    Este é também motivo para darmos graças e glorificar o Senhor Jesus Cristo, que por nós deu a vida e nos continua a mostrar, na nossa vida, no nosso quotidiano, como é sem limites o SEU amor por cada um de nós.

    Votos de uma Santa Páscoa, que a alegria de Deus encha os nossos corações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rosa!
      Muito obrigado por sua agradável visita e boas palavras de edificação espiritual.
      Agradeço e retribuo igualmente votos de uma feliz e muito abençoada Páscoa. Que o Senhor Jesus Cristo, que passou da morte para a vida, renove e fortifique continuamente a nossa alegria e a nossa esperança!


      Eliminar
  2. Maninho

    O nosso amado Mestre e Senhor Jesus Cristo está vivo!
    E por isso, nEle e com Ele, nós vivemos e viveremos eternamente.
    Um grande abraço
    Viviana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Viviana!
      A promessa do Senhor Jesus é consoladora! Temos uma cidadania celestial!

      “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
      Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (João 14:1-3)

      Beijinho.

      Eliminar