AS SETE ÚLTIMAS DECLARAÇÕES DE JESUS NA CRUZ (6)



TEXTO BÍBLICO:

 “Está consumado” (João 19:30)

REFLEXÃO:
O pecado separa as pessoas de Deus. Até à crucificação de Jesus, a expiação dos pecados era feita através do sacrifício de um animal inocente em substituição do pecador. Só assim, este poderia ser perdoado e considerado limpo diante de Deus.

Mas as pessoas continuavam pecando sem cessar e, assim, os sacrifícios de animais inocentes eram também exigidos continuamente. No entanto, Jesus tornou-se o supremo e derradeiro sacrifício oferecido pelo pecado de toda a humanidade. Foi isso que Ele quis dizer quando clamou: “está consumado”!

A palavra “consumado” tem o sentido de “completamente acabado”. Ou seja: a nossa dívida para com Deus foi paga por Jesus completa e definitivamente. Cristo veio a este mundo para consumar a obra de Deus, a nossa salvação, pagando o preço e cumprindo a pena total devida pelos nossos pecados.

A morte de Jesus pôs fim ao complexo sistema sacrificial do Antigo Testamento porque Jesus carregou sobre Si, na cruz do Calvário, todos os pecados da humanidade. Agora, podemos aproximar-nos livremente de Deus, graças aos méritos do sacrifício que Jesus fez em nosso lugar.

A boa nova do Evangelho é esta: hoje, após o sacrifício redentor operado por Jesus na Sua crucificação, todos aqueles que se arrependem dos seus pecados e crêem na morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo podem viver eternamente com Deus, escapando assim à punição devida pelos pecados que cometeram.

E tudo acontece pela graça de Deus e mediante a nossa fé salvífica nos méritos do sacrifício de Jesus para a nossa salvação, como diz o apóstolo Paulo: “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo” (Efésios 2:8-9).

Sem comentários:

Enviar um comentário