OS SÍMBOLOS DA ÁRVORE DE NATAL


O PINHEIRO - Simboliza a vida eterna que Jesus Cristo nos trouxe. Ao olharmos para a árvore lembramo-nos de Cristo, o Salvador. O pinheiro é símbolo da vida porque ele, mesmo no frio mais rigoroso, não perde a sua cor verde e a sua vivacidade. Assim é Jesus. Ele deu a Sua vida por nós, e assim também nós devemos amar e “dar a vida pelos irmãos” (1 João 3:16). Mesmo nos momentos mais difíceis não podemos perder o ânimo e muito menos a nossa fé.



A ESTRELA - Tem 4 pontas e uma cauda de luz. Cada ponta representa os quatro cantos do mundo - os quatro pontos cardeais - de onde virão muitos homens e mulheres para adorar o centro de toda a Humanidade: Jesus Cristo, nosso Salvador. Cada um de nós deve ser também uma estrela para guiar os outros até Jesus, testemunhando, assim, a nossa fé e dizendo que o Menino Jesus nasceu e está no meio de nós, que Ele existe, que Ele está vivo! Nós somos o sinal que vai mostrar às pessoas onde Jesus está.



OS SINOS - Os sinos são um sinal de alegria. No Natal eles simbolizam a nossa alegria por Deus ter-Se feito nosso irmão e Salvador. Cristo desceu à Terra, para que nós pudéssemos ir morar no Céu. Tornou-Se “Filho do homem”, para que nos tornássemos filhos de Deus. Por amor de nós fez-Se pobre, para que pudéssemos enriquecer. “já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis." (2 Coríntios 8:9)



AS BOLINHASSimbolizam as boas acções, o bem que fazemos. São muitas e de cores diferentes para mostrar que as nossas boas acções devem ser muitas e variadas. Entre elas está o amor que devemos aos nossos irmãos e irmãs. As bolinhas estão unidas ao pinheiro para simbolizar que praticamos as boas acções unidos a Jesus e em nome de Jesus. Ele disse: "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:4-5)



A TROCA DE PRESENTES - Significa, em primeiro lugar, a gratidão que sentimos pelo grande presente que Deus Pai nos deu: Jesus Cristo, nosso Salvador. Que maior presente poderíamos nós receber? Em segundo lugar, significam a grande alegria de já termos sido salvos por Jesus. Porque nos sentimos salvos e sabemos que os outros também podem ser salvos por Jesus Cristo, trocamos presentes uns com os outros, para mostrar a nossa alegria porque já encontramos Jesus e O aceitamos como nosso Senhor e Salvador e, assim, já somos possuidores da vida eterna. Jesus disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5:24) (via Internet-adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário