CONVITE PARA DESCANSAR


Jesus disse: «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.» (Mateus 11:28-30)

MEDITAÇÃO
O conhecimento de Deus é possível porque Jesus introduz os seus discípulos nesse conhecimento – “Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.» (cf. Mt 11:27). Mas, para acolherem a paternidade divina e a amizade do Filho, os discípulos hão-de fazer-se “pequenos”.

É “pequeno” quem acreditar que o estilo de Jesus «manso e humilde de coração» (v. 29) é o caminho para chegar aos segredos de Deus, e se dispuser a aproximar-se d´Ele e a tornar-se discípulo: «Vinde a mim» (v. 28). Jesus convida para a sua escola e promete «descanso», isto é, o saciar dos mais profundos anseios do coração humano.

É, pois, preciso tornar-se discípulo, aproximar-se de Jesus que fala do Pai aos seus amigos, e descobrir que a familiaridade com Jesus é uma escola exigente, mas capaz de oferecer repouso e paz. Jesus não dispensa os seus discípulos do cumprimento da lei de Deus, como sugerem os termos «jugo» e «fardo». Mas será um peso adequado às forças de quem o deve carregar.

Ao ouvirmos o convite de Jesus para irmos a Ele, sentimo-nos exortados a regressar ao grande amor com que Deus nos amou, tornando-nos seus amigos e filhos. Só aproximando-nos de Jesus podemos compreender a grandeza desse amor, e a graça da filiação divina que o Pai nos concedeu.

Contemplando e escutando Jesus, «manso e humilde de coração», somos libertados de uma religião feita só de méritos, de obras, de deveres, porque em Jesus se revela o rosto amável de Deus, capaz de saciar os nossos mais profundos anseios. A fé torna-se então experiência de sermos revestidos com a força do alto, de caminharmos sem descanso, porque apoiados sobre asas de águia, rumo a um amor que é anterior a nós, que nos precede, e nos ensina a desejar a sua promessa.

A nossa resposta a esse amor misericordioso de Deus concretiza-se na oblação do nosso humilde dia a dia, aceitando com serenidade a nossa cruz e canseiras; irradiando com espontaneidade simples os frutos do Espírito. E assim realizamos concretamente o convite de Jesus: Quem quiser ser Meu discípulo “tome a sua cruz, dia a dia, e siga-Me” (Lc 9: 23).

Assim, se O seguimos na mansidão e na humildade do coração - “Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11: 29), encontraremos a força e a coragem para irradiar alegria, paz, bondade, para alívio, não só nosso, mas também dos nossos irmãos.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, obrigado pelo teu convite: «Vinde a mim!». Quero corresponder-lhe. Quero ir ao teu encontro para estar contigo, fruir da tua presença e da tua amizade, aprender de Ti. Ensina-me a conhecer o Pai, a tomar consciência da minha condição de filho, a reconhecer os outros como irmãos.

Ensina-me a ser manso e humilde de coração, a fazer da cordialidade a minha atitude permanente na relação com todos aqueles com quem vivo, na relação com aqueles a quem sou enviado, com aqueles que me procuram ou procuram os meus serviços.

Ensina-me a ir ao teu encontro, a abrir-te o meu coração e a narrar-te as minhas preocupações e culpas. Que, em Ti, possa encontrar repouso e paz. Que, em Ti, encontre coragem e força para levar, dia após dia, o teu jugo suave e a tua carga leve. Obrigado por ouvires a minha oração. Em nome de Jesus. Ámen.
(Net_adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário