TENHAMOS ÂNIMO, POIS O NOSSO GRANDE INIMIGO JÁ FOI DERROTADO!

Podemos ter a certeza de que satanás, cujo nome significa “adversário”, e que não só ao longo dos tempos mas hoje também continua a maltratar e a acusar diante de Deus os crentes em Cristo (Apoc. 12:10), já foi derrotado por Jesus, com a Sua morte e ressurreição, e agora a sentença do maligno está traçada e será a sua prisão eterna, pois Jesus Cristo venceu-o e feriu-o mortalmente ao morrer por nós na cruz do Calvário e ressuscitar ao terceiro dia.

E a que é que o diabo se opõe em relação ao que diz respeito aos crentes em Jesus? Basicamente o demónio procura impedir que aconteça  o bem que Deus já planeou para nós. Se somos crentes em Cristo, Deus está agindo em nossas vidas, moldando e formando o nosso carácter, a nossa maneira de pensar e a agir, a fim de ir tornando Seus filhos e filhas muito amados cada vez mais parecidos com Jesus – nosso amado Salvador e também para nós exemplo supremo de vida. Basicamente, é contra esse propósito que o diabo usa todos os seus poderes e artimanhas, e faz tudo o que lhe for possível para impedi-lo: “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir” (João 10:10).

Ao referir-se ao maligno,  o Senhor Jesus Cristo usou uma descrição terrivelmente forte para o descrever e também nos avisar a respeito da obra continuamente malévola de Satanás contra nós. Jesus trata o diabo como aquele que é assassino e também mentiroso: “Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

Mas a nossa vitória sobre o maligno jé está ganha em Cristo! “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também Ele,[Jesus] igualmente participou, para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo” (Heb. 2:14). O precioso sangue de Jesus foi derramado em favor de toda a humanidade e da criação que estavam caídas. Mas Jesus Cristo triunfou, e juntamente com Ele, nós triunfamos também. “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Col. 2:15).

O principal propósito da vinda de Jesus ao mundo foi dar a Sua vida por amor de nós. Ao morrer, Ele venceu a morte graças à Sua ressurreição (João 14:19) e, ao vencer a morte, Cristo tornou completamente ineficaz todo e qualquer poder do maligno contra aqueles que são filhos e filhas de Deus. Agora, para os crentes em Jesus, “tragada foi a morte pela vitória” (1Cor. 15:54). Portanto o medo da morte ou do futuro não mais se justifica nem nos  assusta, pois a  morte já  foi   definitivamente vencida e destruída pela obra salvífica realizada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mesmo que Satanás e seu exército de demónios malignos ainda tenham poder (e ainda têm!) para investir contra nós, das mais diversas maneiras, inclusive prejudicando a nossa saúde, diante de Jesus Cristo esse poder é nada! Simplesmente deixa de existir! No  entanto, a Palavra de Deus adverte-nos: “Sede sóbrios e vigilantes, o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). 

Mas, ainda que ele tente ser para nós como um leão ameaçador, a verdade é que a sua valentia, força e poder desaparecem completamente diante do verdadeiro “Leão da tribo de Judá” (Apoc. 5:5), Jesus Cristo, nosso amado Salvador e Senhor que, após ter destruído o poder das trevas, antes de entregar o Seu espírito ao Pai Deus, exclamou: “está consumado”! Sim, de facto em Cristo Jesus consumada está a nossa vitória. Alegremo-nos! Somos  mais do que vencedores! Aleluia!


clique AQUI para ver uma apresentação do hino “CASTELO FORTE É NOSSO DEUS”.

1 comentário:

  1. Meu tesouro, boa advertência, para não esfriar-mos com as investidas malévolas de satanás em nossa vida. Penso no que fez a job. É consolo ler o que nos ensinas de como O Senhor Jesus Cristo venceu esse malvado.
    O brigada por mais este teu trabalho, tão útil!
    Tua irmã mais velha

    ResponderEliminar