ESPERANÇOSAS CONSEQUÊNCIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS PARA OS CRENTES

Leitura Bíblica:
“Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas, de facto, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” (1 Coríntios 15:12-20).

O apóstolo Paulo, ao escrever aos coríntios, é inamovível na sua convicção de que Jesus Cristo ressuscitou. Na verdade, Jesus ressuscitou, não apenas para a sua própria vitória pessoal sobre a morte, mas também para a nossa vitória cristã  na qualidade de crentes n’Ele e na salvação que Ele oferece.  

Conforme o testemunho do apóstolo, Cristo é agora o primeiro fruto de uma grande colheita que um dia irá acontecer! Cristo é o protótipo, ou seja: o exemplo, o espelho, a personificação de todos aqueles que morreram n’Ele e que na Sua 2ª vinda em glória hão-de ser ressuscitados.

Paulo tem tanta certeza nessa admirável verdade bíblica que, inclusive, descreve a morte daqueles que são crentes em Jesus como sendo apenas uma espécie de "adormecer", na esperança sublime e segura de que um dia despertarão para uma nova vida, sem fim, eterna, em Cristo.

Agora, toda a raça humana ainda partilha de uma natureza pecaminosa e está, por isso, condenada à morte espiritual. Em termos bíblicos, essa é a situação desesperada e triste que herdámos de Adão. Mas, porque Jesus ressuscitou, hoje todas as pessoas podem ser salvas através do sacrifício redentor e vitória de Jesus Cristo na cruz.

Jesus é o "novo Homem". É o fundador de uma nova humanidade: a dos filhos e filhas de Deus restaurados. Assim como herdamos a morte espiritual de Adão, agora herdamos a vida espiritual e eterna de Cristo ressuscitado. Porque Cristo ressuscitou, todos os que n’Ele crêem e Lhe pertencem serão ressuscitados também (cf. 1 Cor. 15:20-28).

A ressurreição de Jesus não é apenas um exemplo da futura ressurreição dos crentes, mas é, na verdade, em si mesma, o começo da nossa própria ressurreição. Os crentes ressuscitarão para a vida eterna porque aceitam e se identificam com Cristo ressuscitado.

O termo “primícias”, usado pelo apóstolo Paulo, é uma metáfora extraída da festa das colheitas, no tempo do Antigo Testamento (cf. Êxodo 23:16,18), e refere-se, simbolicamente, à primeira parte da colheita para a vida eterna, na qual a ressurreição de Cristo precipitará e garantirá que todos os santos que morreram n’Ele serão ressuscitados.

Da mesma forma, a ressurreição de Cristo é parte integrante da futura ressurreição de todos os que Lhe pertencem e que Ele virá buscar na Sua 2ª vinda – “Cristo, as primícias, depois, os que são de Cristo na sua vinda” (v. 23). Na mente de Paulo, portanto, negar a futura ressurreição seria negar e anular a ressurreição de Cristo, porque ambas estas maravilhosas realidades estão unidas e são indissociáveis.

Aleluia! Jesus ressuscitou e vivo está! Prossigamos em frente na senda da eternidade como povo de Deus! Não há outro caminho para a plenitude da vida senão o proposto por Jesus que disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11:25).

clique para ver e ouvir uma apresentação do cântico ‘PORQUE ELE VIVE’.

1 comentário:

  1. Nisto que nos ensinas, sou inabalável, creio que Cristo ressuscitou, e, tenho esperança, que, todos da casa de nossos pais, e aqueles que a nós se juntam, lavados pelo Seu Sangue, ressuscitamos, um dia, esta é a minha prece.
    Um abraço apertado, e obrigada pela foto com o belo versículo que me dedicaste.
    Tua irmã mais velha

    ResponderEliminar