ESTÁ CONSUMADO!




“Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer…E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (João 17:4; 19:30).

Estas são consideradas as últimas palavras de Jesus na cruz. O verbo ‘consumar’ acentua a ideia de se ter chegado ao fim de uma determinada tarefa. Neste caso, toda a obra da redenção fora completada e o preço exigido pela justiça divina para o pagamento do nosso pecado foi total e definitivamente pago por Jesus Cristo na cruz do Calvário.

A exclamação de Jesus tem profundo significado e expressa a Sua vitória triunfante sobre o pecado, Satanás e a morte. Afinal, foi para realizar esse projecto que Cristo nasceu neste mundo, esvaziando-se da Sua glória celestial e assumindo a forma de um escravo humano que veio buscar e salvar o que estava perdido, chamando e convidando os pecadores ao arrependimento. Jesus nasceu entre nós, fez-se homem, para ser oferecido como ‘Cordeiro de Deus’ em propiciação por nossos pecados.

Naquele momento, com o Seu grito na cruz, Cristo não estava simplesmente afirmando o óbvio, ou seja: que a Sua vida humana havia terminado. Jesus estava declarando também que, realmente, os nossos pecados foram definitivamente perdoados. Sim, Jesus estava falando de mim e de si, estimado(a) leitor(a), falava de nós! Será que temos consciência disso? Vale a pena tentarmos pessoalizar estas palavras de Jesus, pois quando o Senhor as pronunciou, realmente Ele pensava em mim e pensava em ti. Jesus pensava em nós!

Desde a minha infância que, com o ensino de meus pais, tenho acreditado que Jesus morreu pelos nossos pecados. Para mim, aceitar esse facto generalizado já significava que todos os que assim críamos estávamos perdoados pela graça de Deus. Mas… e se, agora, eu pensar mais pessoalmente, ou seja: que foi realmente por mim, pela minha pessoa, por minha causa que Jesus morreu? De facto, Cristo morreu por causa dos meus pecados! Foi por mim! Graças a esse sacrifico, estou agora perdoado! Sem quaisquer méritos meus ou pré-condições. Simplesmente pela graça de Deus e mediante a minha fé nos méritos do sacrifício de Jesus feito em meu lugar. Que maravilha!  

Hoje, estimado(a) leitor(a), ao considerar o que aconteceu nesse dia, quando Jesus foi crucificado em meu, em nosso lugar… ao considerar as últimas palavras do meu, do nosso Salvador… ao ponderar naquele momento de dor e profunda angústia em que, em Seu espírito, Jesus sofreu de maneira indizível a pensar em si… em mim…  tentemos pronunciar repetidamente essas palavras em voz alta: “quando Jesus na cruz exclamou: 'está consumado’, Ele estava pensando em mim pessoalmente… e falando para mim pessoalmente!”

Na verdade, Jesus morreu pensando em nós… e para conceder o perdão dos pecados a todos os que pela fé O aceitam como seu Salvador pessoal. Se for preciso, esmaguemos para sempre a mentira que talvez procure convencer-nos de que os nossos pecados são demasiado graves ou numerosos para ELE nos perdoar. Não. Não são. Inclusive, podemos até anotar numa das páginas da nossa Bíblia o seguinte: “quando Jesus morrendo na cruz exclamou: 'está consumado’, Ele estava mesmo a pensar em mim pessoalmente… e também falando pessoalmente de mim e para mim”. Muito obrigado, Senhor, porque tudo está consumado!

2 comentários:

  1. Irmãozinho muito querido.

    Que lindo!!! Foste inspirado a escrever cada palavra, mais linda uma do que a outra.
    Gostei muito... e também quero dizer: Muito obrigado, Senhor, porque tudo está consumado!

    Que privilegio poder ler o que escreves.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Esperança!
    As tuas visitinhas a este meu espacinho são sempre agradáveis, encorajantes e motivadoras para ir deixando ficar mais um recadinho de vez em quando. Muito obrigado por vires até aqui e sê sempre muito bem-vinda!
    Aceita um grande beijinho.

    ResponderEliminar