O DEUS DA BÍBLIA É ALEGRE E ALEGRA-SE COM A NOSSA ALEGRIA


Estas coisas vos tenho dito, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa” (João 15:11).

A Bíblia fala-nos da alegria de Deus. Diz, inclusive, que a alegria do Senhor é a nossa força. De facto, o nosso Deus é alegre e o fruto do Espírito Santo na vida dos crentes é também alegria: - “Mas o fruto do Espírito é: o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio…” (Gálatas 5:22-23). 

Já nos tempos do Velho Testamento a alegria de Deus foi revelada aos homens. Em muitos dos sacrifícios oferecidos eram exigidas apenas porções simbólicas. Basicamente, uma das ordens vindas de Deus era esta: - “E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua família” (Deuteronómio 14:26).  

Vivemos num tempo em que o mundo procura convencer-nos de que a alegria pode ser encontrada no dinheiro…na fama…numa carreira de sucesso…na posse de bens materiais…mas, na verdade, nada disso nos pode trazer verdadeira satisfação. Tudo tem um valor passageiro. Tudo acaba. Mas a alegria que vem de Deus não tem fim! No Antigo Testamento, os israelitas vinham tristes e arrependidos ao Templo para oferecer sacrifícios, por causa de seus pecados, mas, depois, voltavam para suas casas alegres e glorificando a Deus pelo Seu perdão!

Jesus veio ao mundo para ser oferecido em sacrifício por amor de nós. De facto, Ele é o Cordeiro de Deus, sem qualquer mácula ou imperfeição, que tira o pecado do mundo. Quando perante Deus nos arrependemos dos nossos pecados e, reconhecendo os méritos de Jesus para ser o nosso Salvador pessoal, O aceitamos em nossos corações… podemos sentir que entramos na presença de Deus e recebemos a alegria ímpar da nossa salvação! Alegria perene. Completa. Que deve mesmo ser partilhada!

Quando recebemos a alegria de Deus, não faz sentido ter medo só porque pensamos que ela algum dia vai acabar. Sabemos que o nosso Pai Celestial é eterno e tem sempre mais alegria para nos dar. Mesmo na tristeza, Deus ainda nos pode dar alegria. Sim, porque a alegria cristã não é mera emoção… mas antes um estado de alma capaz de gerar em nós um sorriso alegre, pleno de esperança, mesmo no meio de algum sofrimento ou tribulação.

Se houver tristeza, Deus promete que ela não vai durar para sempre! O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã! E, se vem de Deus, pode durar por toda a eternidade! Pode até vencer a própria dor já que, no sofrimento, a alegria do Senhor faz toda a diferença. “… Este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força! (Neemias 8:10). Que assim seja, estimado(a) leitor(a)!
  

2 comentários:

  1. Olá! Meu querido irmão

    Que bom, teres lembrado de nos oferecer este estudo sobre: A alegria que vem de Deus não tem fim!
    Prezo muito a alegria, logo gostei muito!!!... Para esta fase da nossa vida, este estudo foi como, ouro sobre azul: Se houver tristeza, Deus promete que ela não vai durar para sempre! O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã! E, se vem de Deus, pode durar por toda a eternidade! Que bom!!!...

    O dia está de sonho! e nós graças a Deus, estamos bem, e alegres.

    Um abraço apertado.
    Esperança

    ResponderEliminar
  2. Olá, Esperança!
    Fiquei muito contente por saber que passaste por aqui e tiveste a gentileza de deixar a tua sempre encorajadora mensagem. OBRIGADO!
    Um grande beijinho!
    JSR

    ResponderEliminar