ENFRENTANDO PROVAS E LUTAS (1)

A TRIBULAÇÃO PRODUZ PERSEVERANÇA

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” (Romanos 5. 3-4)

A palavra “tribulação” refere-se a todos os tipos de provações que nos podem afligir. Isto pode incluir experiências como as necessidades materiais, circunstâncias difíceis, tristezas, enfermidades, perseguições, maus-tratos, acidentes etc.

No meio das aflições, a graça de Deus capacita-nos para buscar mais diligentemente a Sua face e produz em nós um espírito e um carácter perseverantes e aperfeiçoados, cada vez mais capazes de contornar e vencer provações e aflições futuras.

As tribulações, em vez de nos levarem ao desânimo ou ao desespero, podem, antes, produzir em nós a paciência, a perseverança e outras importantes virtudes cristãs.

Para os cristãos do primeiro século, sofrer era a regra, não a excepção. O apóstolo Paulo disse que devemos superar o sofrimento para sermos aprovados por Deus. Isso significa que experimentaremos dificuldades que nos farão “crescer” espiritualmente.

Devemos alegrar-nos no sofrimento, não por gostarmos da dor ou por negarmos o seu drama, mas porque sabemos que Deus usa as dificuldades da vida e os ataques se Satanás para edificar o nosso carácter.

Os problemas com que nos defrontamos inesperadamente desenvolvem a nossa perseverança, que, por sua vez, fortalece o nosso carácter, aprofunda a nossa confiança em Deus e proporciona-nos maior confiança em relação ao futuro.

Se você pensa que, de alguma maneira, a sua paciência está a ser provada, tente agradecer a Deus pela oportunidade de crescimento que esta ocasião lhe proporciona e lide com as circunstâncias adversas usando o poder do SENHOR.

“Meus irmãos, considerai como uma enorme alegria o estardes rodeados de provações de toda a ordem, tendo em conta que a prova a que é submetida a vossa fé produz a constância. Mas a constância tem de se exercitar até ao fim, de modo a serdes perfeitos e irrepreensíveis, sem falhar em nada.” (Tiago 1:2-4)

“É por isso que exultais de alegria, se bem que, por algum tempo, tenhais de andar aflitos por diversas provações; deste modo, a qualidade genuína da vossa fé - muito mais preciosa do que o ouro perecível, por certo também provado pelo fogo - será achada digna de louvor, de glória e de honra, na altura da manifestação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1:6-7)

Sem comentários:

Enviar um comentário