ENFRENTANDO PROVAS E LUTAS (2)

DEUS NUNCA ESTÁ LONGE

“SENHOR, porque te conservas à distância e te escondes nos tempos de angústia?” (Salmos 10. 1)

Por vezes, sentimos a presença de Deus tão pertinho de nós que até parece que Ele nos protege como se fosse confortável refúgio de amor e protecção. Outras ocasiões, porém, talvez não consigamos sentir senão um silêncio frio, estranho, deprimente.

O salmista, na sua experiência, mostra-nos que tais sentimentos de abandono não são algo fora do comum, mesmo para os crentes. Para ele, naquele momento, ao escrever, Deus parecia estar longe. Embora David estivesse rodeado por muitas dúvidas, ele nunca deixou de orar nem concluiu precipitadamente que Deus já não Se importava mais com ele.

Ao “inquirir” Deus, David não está “reclamando” nem exigindo coisa nenhuma, mas, está, antes, pedindo que o Altíssimo Se apresse em ajudá-lo. Quando nos sentirmos sós, abandonados, incompreendidos ou deprimidos devemos orar sempre ao SENHOR, sem nunca desfalecer, partilhando, assim, com Deus, especificamente, as nossas dificuldades.

David também nos faz lembrar em outros dos seus salmos que podemos ter a certeza de que Deus está sempre connosco, não importa o que aconteça ou como nos estejamos sentindo emocionalmente.

Qualquer que seja a nossa situação, Deus ainda está no controlo. E quando Deus está no controlo, há sempre razão para ter esperança. Para Deus não há impossíveis. Ele pode transformar em triunfo mesmo aquilo que, aos olhos humanos, possa ser considerado como “uma tragédia”. Não nos deixemos, pois, vencer pelo desânimo. Esperemos, confiadamente, no Altíssimo.

“Esperei com paciência no SENHOR; Ele inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum poço fatal, dum charco de lodo; assentou os meus pés sobre a rocha e deu firmeza aos meus passos. Ele pôs nos meus lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos, ao verem isto, hão-de comover-se, hão-de pôr a sua confiança no SENHOR.” (Salmos 40:1-4)

Esperar pela ajuda de Deus nem sempre é fácil. Mas David recebeu alguns benefícios por saber esperar. O mesmo pode acontecer connosco. Notemos:
(1) Deus ouviu o seu clamor e libertou-o do desespero.
(2) O Senhor estabeleceu-o em bases firmes e sólidas.
(3) O Eterno deu firmeza aos seus passos, guardando-o durante a sua caminhada ao longo da vida.
(4) O Altíssimo alegrou-lhe o coração e colocou um novo cântico de louvor na sua boca.

Lembremos, portanto, que, por vezes, as bênçãos divinas não podem mesmo ser recebidas a menos que passemos por provas e lutas. Em todo e qualquer momento, porém, Deus nunca está longe de nós.

“Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.” (Salmos 34:17-19).

Sem comentários:

Enviar um comentário