PALAVRAS BÍBLICAS PARA MEDITAR... (5)



João 16:33. “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

 5 - Reflexão: Na Sua última noite, antes de ser crucificado, o Senhor Jesus explicou muitas coisas importantes aos seus discípulos, preparando-os para a Sua morte que se aproximava rapidamente e para o sofrimento que, em consequência disso, eles iriam experimentar. Mas também procurou incutir neles, amorosamente, palavras de esperança e ânimo, dizendo-lhes que tivessem coragem porque, apesar dos invitáveis conflitos, provas e lutas que iriam enfrentar, eles nunca estariam sós e particularmente deviam fazer conta com a paz de Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).  
A palavra “paz” é uma tradução do termo hebraico “shalom”, que veio a ser a saudação preferida de Jesus em relação aos seus discípulos, particularmente após a sua ressurreição: “ Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!” (João 20:19).
A nível cristão, essa paz é diferente porque pode assegurar-nos serenidade em face das grandes dificuldades da vida e é mesmo capaz de esbater o medo que às vezes quer assombrar-nos e fazer-nos sofrer. O apóstolo Paulo escreveu: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7). Essa admirável paz que Jesus oferece pode não só ser experimentada nos crentes mas deve também reinar nos corações do povo de Deus: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15).
Tanto os discípulos de Jesus naquele tempo quanto os crentes dos nossos dias não ficaram nem estão desamparados. Através da Sua morte redentora e consequente ressurreição Jesus tornou vazia a oposição do mundo, pois alcançou a vitória definitiva sobre todo o sistema satânico, perverso e rebelde. Agora, através do Espírito Santo, Jesus vivo e vencedor está sempre connosco e é Ele o nosso grande motivo para não desanimarmos nem termos medo, mesmo quando passarmos por temíveis aflições, provas e lutas.
A Sua paz não resulta das nossas boas obras nem de algo que haja em nós, mas de, porque somos crentes e fomos por Deus aceites no Amado, estarmos para sempre ligados a Ele, sendo inclusive preservados pelo Seu poder.


Sem comentários:

Enviar um comentário