CINCO PASSOS PARA MELHOR APRENDER E OBSERVAR O ENSINAMENTO BÍBLICO


1 - OUÇA  A PALAVRA

Romanos 10:17 – “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Ouvir a Palavra de Deus anunciada por pessoas piedosas, que vivem na comunhão diária com Deus, pode ajudar-nos a melhor compreender e reflectir no ensinamento bíblico, bem como a aumentar o interesse pela Escritura Sagrada.

2 - LEIA A PALAVRA

Apocalipse 1:3 – “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.”

Lendo toda a Bíblia poderemos alcançar uma visão geral das Escrituras. Muitas pessoas utilizam um programa de leitura bíblica diária, que permite ler anualmente toda a Bíblia e ajuda na leitura sistemática da Palavra de Deus.

3 - ESTUDE A PALAVRA

Atos 17:11 – “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”

Não basta só ouvir e ler! Devemos estudar as Escrituras, porque nos levam a descobertas pessoais das verdades de Deus e a uma maior compreensão da Bíblia. Escrever essas descobertas ajudará a organizar e lembrar-se delas. É sair do geral (apenas a leitura) e partir para o específico (estudo, pesquisa pessoal), a fim de melhor aprender o ensino da Palavra de Deus. (cf. 2 Tm 3:14,15)

4 - MEMORIZE A PALAVRA

Salmos 119:9,11 – “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

Memorizar a Palavra de Deus é muito importante, pois permite-nos o uso da “Espada do Espírito” para vencer as tentações. Também nos ajuda a estar prontamente seguros para testemunhar de Jesus e auxiliar os outros com uma "palavra certa na hora certa." Os mandamentos do Senhor dão-nos sabedoria espiritual! (cf. Sl 119:98,99).

5 - MEDITE NA PALAVRA

Salmos 1:1,2 – “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”

Após ouvir – ler – estudar - meditar e memorizar a Palavra de Deus,  é bom ficar meditando nela, ou seja, pensando no seu significado e sua aplicação em nossas vidas. Desse modo iremos descobrir o poder transformador da Escritura Sagrada e sua acção e poder dentro de nós. A meditação bíblica leva-nos a observá-la, no sentido de aplicação prática em nossas vidas (cf. Salmo 119:4; Tiago 1:22).

3 comentários:

  1. Meu muito querido irmão.

    Obrigada pelos conselhos, de, como ler, estudar e memorizar, as Sagradas. Escrituras. Para mim, precioso e excelente ensinamento.

    Que em mais esta tarde que O Senhor nos dá, tu estejas bem, e alegre, é, o meu desejo.
    Um abraço apertado.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Esperança!
    Muito "giro" saber que estiveste aqui. Obrigado por tua visita e palavrinhas sempre gentis e encorajadoras. Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos beijinhos, retribuo.

      Vi novo trabalho teu, agora vou lá ^me regalar a lê-lo.

      Tem um alegre entardecer deste dia frio, mas muito bom! Graças a Deus por ele, e por tudo...
      Beijos

      Eliminar