JESUS - ACEITO OU REJEITADO NESTE SEU NATAL?


A presença de Jesus equivale a Deus aqui na terra. Foi o que aconteceu naquele primeiro Natal. O bebezinho dormindo “num leito de palhas” é o menino Deus. Nada menos que isso. Jesus é Deus Eterno nascendo e vivendo no meio dos seres humanos tendo em vista a nossa salvação.

A presença de Deus no meio dos homens trouxe consigo “novas de grande alegria”. Ele deveria ser o Salvador, capaz de levar todos os humanos ao arrependimento e conversão. Como poderia algum frágil mortal resistir à presença do seu Criador Eterno?

Mas… no seu evangelho o apóstolo João afirma logo no início: Jesus “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1:11). De facto, naquele tempo, as “novas de grande alegria” duraram pouco. Jesus foi rejeitado por humanos a quem Ele mesmo dera a vida.

Rejeitado por Líderes Religiosos

Imaginamos que os líderes religiosos deveriam ser as pessoas mais próximas de Deus. Mas às vezes assim não acontece e Jesus descreveu tais pessoas como aqueles que praticam as suas obras com o fim de serem vistos pelos homens, vestem-se de maneira distinta de outras pessoas, amam os primeiros lugares em actividades sociais e religiosas e gostam de ser tratados com títulos de destaque (Mateus 23:5-7).

Hoje, apesar das advertências deixadas por Jesus, muitos homens ainda defendem os seus títulos religiosos e querem ser tratados em conformidade. Afirmam ter uma “posição” especial, que merece maior respeito. Mas, assim como os fariseus e escribas criticados por Jesus, há hoje líderes religiosos que roubam e desrespeitam as Suas ovelhas.

Quando o Senhor observou o comportamento dos fariseus daquele tempo, criticou a religião deles por contrariar a vontade do Pai, interpelando-os: “Por que transgredis vós também o mandamento de Deus por causa da vossa tradição, invalidando a palavra de Deus, por causa da vossa tradição? Em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (cf. Mateus 15:3-9).

Com certeza muitos sentiram-se ofendidos quando Jesus lhes disse que seriam rejeitados por Deus. Os discípulos perceberam que os fariseus se escandalizaram, mas Jesus não amenizou a sua mensagem e continuou: “Toda a planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos guias de outros cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova” (cf. Mateus 15:12-14).

Rejeitado pelo Povo Escolhido

A rejeição dos líderes religiosos levou muitas “ovelhas” de Jesus a abandonarem o Senhor. Os judeus tiveram muitas vantagens ao conhecerem de perto o Deus do universo, recebendo mais informações sobre os Seus planos e vivendo numa posição privilegiada entre as nações. Mas Jesus experimentou amarga rejeição vinda do Seu próprio povo. São d’Ele estas palavras: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37). 

Exaltado por Deus

Independente da rejeição por parte dos homens, Jesus foi exaltado pelo próprio Deus Pai. O salmista tinha profetizado: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Da parte do SENHOR se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos” (Salmo 118:22-23). Assim, os povos, os reis e os príncipes poderiam rejeitar o Filho de Deus, mas o Pai Deus constituiu-O Rei e Senhor, como podemos constatar nas porções bíblicas que abaixo transcrevemos:

“Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela” (cf. Atos 2:22-24).

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (cf. Atos 4:12). E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (cf. 1 João 5:11-13).

E Nós? Que Faremos?

Particularmente neste tempo de Natal, vale a pena fazermos uma avaliação honesta e profunda sobre este assunto para tomarmos uma decisão sábia: que faremos com Jesus celebrado neste Natal? Rejeitamos a Sua Pessoa ou aceitamos a Sua proposta de salvação? Hoje, como há cerca de 2000 anos, quando Jesus foi rejeitado e crucificado, essa Pedra que os edificadores rejeitaram continua sendo o único caminho seguro para a nossa salvação eterna.

Não rejeite Jesus neste Natal! Seja, antes, receptivo e acolha-O como seu Salvador pessoal abraçando assim a vida eterna que Ele graciosamente lhe oferece. 

BOM NATAL, com Jesus nascido e sorridente em nossos corações!




Sem comentários:

Enviar um comentário