NESTE TEMPO DE NATAL...


Que Deus nos dê a luz do Natal, que é a fé,
o aconchego do Natal, que é o amor,
o brilho do Natal, que é a pureza,
a rectidão do Natal, que é a justiça,
a convicção do Natal, que é a verdade,
a plenitude do Natal, que é Cristo!

FORTALECEI-VOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER


LEITURA BÍBLICA
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. (Efésios 6:10. 13-18)

MEDITAÇÃO
Talvez você, estimado(a) leitor(a), para este início de ano, tenha decidido começar um programa de ginásio a fim de se tornar mais magro e mais forte ao longo de 2010. Se assim for, prepare-se para longas horas de treinamento árduo e disciplinado...

A nossa leitura bíblica exorta-nos a que sejamos fortes - não fisicamente, mas espiritual e mentalmente. Embora Cristo tenha nascido entre nós para vencer o pecado, a verdade é que o mal continua no mundo, e somos tentados continuamente. Adquirir a indispensável disciplina e determinação para permanecermos fortes num mundo de constantes "quedas" e "fraquezas" é algo muito mais complexo do que frequentar qualquer ginásio de preparação física. Transcende-nos. Não basta o nosso melhor esforço.


Mas a boa notícia é que não temos que “treinar” sozinhos! Repare. A passagem bíblica começa assim: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (v 10). Deus fornecerá os nutrientes adequados e o equipamento indispensável (descrito como a armadura de Deus) necessários para este treinamento capaz de nos tornar cada vez mais fortes e vitoriosos.

Precisamos de verdade, justiça, , salvação, e o evangelho da paz. Estes elementos da “armadura” são, todos eles, por assim dizer, armas defensivas para nossa protecção. Não de ataque. A única arma "ofensiva" que temos e da qual nunca podemos prescindir é a Palavra de Deus que é “a espada do Espírito”.

Não somos cristãos militantes para atacar ninguém. Pelo contrário, estamos envolvidos na construção do reino de Deus, prontos para usar o poder de Deus e os recursos que Ele nos proporciona a fim de nos defendermos sempre que o mal vier ao nosso encontro.

O Ano Novo está prestes a começar. Você, estimado(a) leitor(a), está pronto(a) para ser forte, usando sempre os indispensáveis recursos que Deus põe ao nosso alcance?

O MAIOR NO REINO DOS CÉUS


LEITURA BÍBLICA
Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?»Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. (Mateus 18:1-4)


REFLEXÃO
Jesus diz-nos que, para entrarmos no reino dos céus, devemos guardar dentro de nós e dar expressão prática a algumas qualidades que caracterizam as crianças. Para sermos grandes aos olhos de Deus, temos de nos tornar pequenos. Parece um paradoxo, já que, na generalidade, todos mostramos pressa de deixar a nossa infância para trás porque queremos ser grandes...

Mas por que é que Jesus quer que, na nossa forma adulta de estar na vida, sejamos capazes de reflectir virtudes que caracterizam as crianças?

Quando pensamos nas qualidades de um carácter de criança, logo vem à nossa mente a simplicidade, a sinceridade, a capacidade que têm para perdoar e confiar, o seu espírito de aventura, a criatividade...

As crianças também revelam a maravilhosa capacidade de viver o momento que passa, ou seja: admiram, apreciam e desfrutam intensamente o mundo que as rodeia. Estão sempre prontas para “explorar” e “descobrir” qualquer novidade... A chuva ou o sol não são problema, não se importam de sujar as mãos, de sonhar, de inventar, de criar, de aprender...

Importa, pois, que, na nossa comunhão com Deus, sejamos pequenos, e que, no plano horizontal dos nossos relacionamentos humanos, reflictamos as virtudes que caracterizam esses pequeninos seres que tanto nos encantam.

Tal como eles, sejamos confiantes e receptivos, pressentindo e confiando na contínua e real presença de Cristo em nós, em cada momento que passa, e apreciando com alegria este mundo maravilhoso que Ele criou a pensar em nós, para nos abençoar.

Sonhemos como crianças, neste novo ano de 2010 e, depois, partamos, resolutos e confiadamente, para as nossas realizações pessoais que, se vivermos em comunhão com o Altíssimo e Todo-Poderoso, não serão mais do que a nossa maneira de participar e cooperar vitoriosamente no plano maravilhoso que Ele já antecipou para cada um de nós neste novo ano.
“Eu conheço bem os desígnios que tenho acerca de vós, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro de esperança.” (Jeremias 29:11).

FELIZ ANO NOVO!

O MENINO JESUS NO TEMPLO


Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém,
pela festa da Páscoa.
Quando Ele fez doze anos,
subiram até lá, como era costume nessa festa.
Quando eles regressavam, passados os dias festivos,
o Menino Jesus ficou em Jerusalém,
sem que seus pais o soubessem.
Julgando que Ele vinha na caravana,
fizeram um dia de viagem
e começaram a procurá-l’O entre os parentes e conhecidos.
Não O encontrando,
voltaram a Jerusalém, à sua procura.
Passados três dias,
encontraram-n’O no templo,
sentado no meio dos doutores,
a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas.
Todos aqueles que O ouviam
estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas.
Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados;
e sua mãe disse-Lhe:
«Filho, porque procedeste assim connosco?
Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura».
Jesus respondeu-lhes:
«Porque Me procuráveis?
Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?»
Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse.
Jesus desceu então com eles para Nazaré
e era-lhes submisso.
Sua mãe guardava todas estes acontecimentos em seu coração.
E Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça,
diante de Deus e dos homens. (Lucas 2:41-52)

JESUS E A MULHER SAMARITANA

Nota: faça "clic" sobre a foto para ampliar
LEITURA BÍBLICA:
Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!”
A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se relacionam com os samaritanos.
Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.
A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva?
Jesus respondeu: “Todo o que bebe desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”.
A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”.
(Evangelho de João 4:7, 9-11, 13-15)

AQUELA MULHER…
Era uma samaritana, ou seja: pertencia a um povo odiado pelos judeus. Era conhecida como “pecadora”, pois além de já ter tido cinco maridos, vivia agora maritalmente com alguém que não era seu marido. Nenhum Judeu respeitável falaria com uma mulher assim, naquelas circunstâncias. Mas Jesus não hesitou em conversar com ela.
As Boas Novas da salvação que Jesus vem anunciar são para todas as pessoas, qualquer que seja a etnia, condição social, cultura, ou pecados anteriormente cometidos. O amor de Jesus é incondicional. Não depende dos nossos merecimentos.
Ao afirmar que poderia dar “água viva” àquela mulher, Jesus está pensando na possibilidade de uma relação pessoal com Deus que Ele vem possibilitar através do Seu sacrifício propiciatório na cruz. Tal relacionamento sacia para sempre a nossa sede de infinito e eternidade. Só Jesus pode satisfazer essa sede de eternidade, ou saudade do infinito que toda a alma humana tem.

REALIDADES QUE CONHECEMOS

Leitura:

Nisto sabemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito.
E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
E nós sabemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. (1 João 4:13-16).


Reflexão:

De acordo com esta porção da Escritura, há várias realidades das quais podemos ter a certeza, ou que “sabemos”. Sabemos que Deus nos deu o Seu Espírito. Sabemos que permanecemos em Deus. Sabemos que Deus habita em nós, porque somos “crentes” e, finalmente, “last but not less”, sabemos que Deus nos ama.Trata-se de muito “saber” prometido em tão poucas palavras! E ainda o mais admirável é sabermos que é Deus quem toma a iniciativa de tornar tudo isso possível para nós. Ao lermos os versículos, notamos que Deus deu, Deus enviou, Deus habita e Deus ama. Sim, é verdade que nós temos de confessar e acreditar mas, quando assim fazemos, não estamos a fazer mais do que responder positivamente aos presentes maravilhosos que Deus nos está oferecendo graciosamente.


Sugestão:

Dedique alguns momentos, agora mesmo, para agradecer a Deus todas essas verdades poderosas que você pode saber, e pelo facto de Deus o(a) ter amado o suficiente para estar consigo, agora mesmo, aí onde você está.

VIDA PRÁTICA NA IGREJA


" ...Encorajai os desanimados, amparai os fracos, sede pacientes com todos. Prestai atenção a que ninguém pague o mal com o mal; procurai, antes, fazer sempre o bem uns para com os outros e para com todos. Sede sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças. Esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo. Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo, guardai o que é bom. Afastai-vos de toda a espécie de mal. (1 Tessalonicenses 5:14-22)

AMAR COMO JESUS AMOU


"Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passámos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte.Todo aquele que tem ódio a seu irmão é um homicida; e vós bem sabeis que nenhum homicida mantém dentro de si a vida eterna. Foi com isto que ficámos a conhecer o amor: Ele, Jesus, deu a sua vida por nós; assim também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos. Se alguém possuir bens deste mundo e, vendo o seu irmão com necessidade, lhe fechar o seu coração, como é que o amor de Deus pode permanecer nele? Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade." (1 João 3:13-18)

CORAGEM!


"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:9)

CORRENDO EM DIRECÇÃO À META


"Não me julgo como se já o tivesse alcançado. Mas uma coisa faço: esquecendo-me daquilo que está para trás e lançando-me para o que vem à frente, corro em direcção à meta, para o prémio a que Deus, lá do alto, nos chama em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14)

DESEJO DE ESTAR COM DEUS


"Ó Deus, Tu és o meu Deus! Anseio por ti!
A minha alma tem sede de ti;

todo o meu ser anela por ti,
como terra árida, exausta e sem água.

Quero contemplar-te no santuário,

para ver o teu poder e a tua glória.

O teu amor vale mais do que a vida;

por isso, os meus lábios te hão-de louvar.

Quero bendizer-te toda a minha vida

e em teu louvor levantar as minhas mãos.
A minha alma será saciada com deliciosos manjares,

com vozes de júbilo te louvarei.


Lembro-me de ti no meu leito,
penso em ti, se fico acordado,

porque Tu és o meu auxílio,

e à sombra das tuas asas eu exulto.
A minha alma está unida a ti,

a tua mão direita me sustenta."
(Salmos 63:1-9)

RESOLUÇÃO


"Ensina-me, SENHOR, o caminho das tuas leis e eu hei-de cumpri-las com fidelidade. Dá-me entendimento para cumprir a tua lei; hei-de obedecer-lhe de todo o coração. Conduz-me pela senda dos teus mandamentos, porque neles estão as minhas delícias." (Salmos 119:33-35)

A ENCARNAÇÃO DE CRISTO


"Grande é todos o confessam o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne, foi justificado no Espírito, apresentado aos anjos, anunciado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória." (1 Timóteo 3:16)

CONFIANÇA EM DEUS


"SENHOR, de manhã cedo imploro o teu auxílio e espero na tua palavra. Meus olhos antecipam-se às vigílias da noite para meditar nas tuas promessas." (Salmos 119:147-148)

O FRUTO DO ESPÍRITO


"Por seu lado, é este o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio. Contra tais coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23)

EQUIDADE E JUSTIÇA


"Antes, jorre a equidade como uma fonte, e a justiça como torrente que não seca." (Amós 5:24)

SEMENTEIRA E COLHEITA


"Não vos enganeis: de Deus não se zomba. Pois o que um homem semear, também o há-de colher: quem semear na própria carne, da carne colherá a corrupção; quem semear no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido." (Gálatas 6:7-9)

GRAÇA E VERDADE EM CRISTO


"É que a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo. A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer." (João 1:17-18)

CONFIANÇA NA ORAÇÃO


"Pedi, e ser-vos-á dado; procurai, e encontrareis; batei, e hão-de abrir-vos. Pois, quem pede, recebe; e quem procura, encontra; e ao que bate, hão-de abrir." (Mateus 7:7-8)

DEUS DÁ FORÇAS AO CANSADO


"Deus dá forças ao cansado e enche de vigor o fraco. Até os adolescentes se cansam e se fatigam e os jovens tropeçam e vacilam. Mas aqueles que confiam no SENHOR renovam as suas forças. Têm asas como a águia, correm sem se cansar, marcham sem desfalecer." (Isaías 40:29-31)

AUXÍLIO SEGURO


"Levanto os olhos para os montes: de onde me virá o auxílio? O meu auxílio vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Ele não deixará que vacilem os teus pés." (Salmos 126:1-3)

CONSTRUIR COMUNIDADE


"Procure cada um de nós agradar ao próximo no bem, em ordem à construção da comunidade. Que o Deus da paciência e da consolação vos conceda toda a união nos mesmos sentimentos, uns com os outros, segundo a vontade de Cristo Jesus, para que, numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo." (Romanos 15:2, 5-6)

O AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE


"O amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (2Coríntios 5.14-15)

FAZEI DISCÍPULOS DE TODOS OS POVOS


"Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.” (Mateus 28.18-20)

OS PLANOS DE DEUS


"Eu conheço bem os desígnios que tenho acerca de vós, desígnios de prosperidade e não de calamidade, para vos garantir um futuro de esperança, diz o SENHOR. Invocar-me-eis e vireis suplicar-me, e Eu vos atenderei. Buscar-me-eis e me encontrareis, se me procurardes de todo o coração." (Jeremias 29:11-13)

SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO


Em Cristo também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para resgate da Sua propriedade, em louvor da Sua glória.” (Efésios 1.13-14)

DEUS NÃO MENTE


"Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso Ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?" (Números 23.19)

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ


"Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho... Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé." (Romanos 1:14-17)


VIVER NA LUZ



"Quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus” (João 3.21)

CRUCIFICAÇÃO


"Estou crucificado com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim." (Gálatas 2:20)

ALTO REFÚGIO


"Eu, porém, cantarei a Tua força; pela manhã louvarei com alegria a Tua misericórdia; porquanto Tu foste o meu alto refúgio, e protecção no dia da minha angústia." (Salmos 59:16)

SALVAÇÃO PELA GRAÇA


"Pois pela graça é que sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é o dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)

BENEVOLÊNCIA


"Espalha o teu pão sobre a su­perfície das águas; passado muito tempo, achá-lo-ás de novo." (Eclesiastes 11:1)

AMAR O SENHOR


"Escuta, Israel! O SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR! Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças." (Deuteronómio 6:4-5)

O HOMEM FELIZ


"Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,nem se detém no caminho dos pecadores,nem toma parte na reunião dos libertinos; antes põe o seu enlevo na lei do SENHORe nela medita dia e noite." (Salmos 1:1-2)

A CURA


"Se o meu povo, sobre o qual foi in­vocado o meu nome, se humilhar e procurar a minha face para orar e renunciar à sua má conduta, hei-de escutá-lo desde o céu, perdoarei os seus peca­dos e curarei dos males o seu país." (2 Crónicas 2:14)

PROCLAMAR O EVANGELHO


E Jesus disse aos discípulos: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for baptizado será salvo; mas, quem não crer será condenado." (Marcos 16:15-16)

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ


"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." (Romanos 1:17)

AJUDA DIVINA


"Aproximemo-nos, então, com grande confiança, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar graça para uma ajuda oportuna." (Hebreus 4:16)

VISÃO ESPIRITUAL


"Eu dizia: ‘Escuta-me, deixa-me falar! Vou interrogar-te e Tu me res­pon­derás.’ Os meus ouvidos tinham ouvido falar de Ti, mas agora vêem-Te os meus pró­prios olhos." (Job 42:4-5)

FILHOS DE DEUS


"Todos vós sois filhos de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus; pois todos os que fostes baptizados em Cristo, revestistes-vos de Cristo." (Gálatas 3:26-27)

PODER ESPIRITUAL


"Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." (Zacarias 4:6)

DOM DE DEUS


"Porque é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)

PROVISÃO


"E o meu Deus há-de compensar-vos plenamente em todas as necessidades, segundo a sua riqueza, na glória que se tem em Cristo Jesus." (Filipenses 4:19)

PAZ


"Se tiveres de atravessar as águas, estarei contigo, e os rios não te submergirão. Se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e as chamas não te consumirão." (Isaías 43:2)

ANSIEDADE


"Confiai ao SENHOR todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós." (1 Pedro 5:7)

PURIFICAÇÃO


"Cria em mim, ó Deus, um coração puro;
renova e dá firmeza ao meu espírito."
(Salmos 51:10)

VIDA ETERNA


"Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

PERMANECER


"Ora, o mundo passa e também as suas concupiscências, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre."(1 João 2:17)

CIRCUNSTÂNCIAS


"Sabemos que tudo contribui, no seu conjunto, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o seu desígnio. Porque àqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que Ele é o primogénito de muitos irmãos. (Romanos 8:28-29)