OS NOMES DE DEUS NA BÍBLIA-CONTINUAÇÃO (4)

ALGUNS NOMES DERIVADOS DE YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: 

YHWH / YAHWEH / JEOVÁ é, como já vimos, traduzido em algumas versões da Bíblia em português por "SENHOR" (cf. Deuteronómio 6:4; Daniel 9:14) e, rigorosamente, é o único nome próprio para Deus. É traduzido normalmente com letras maiúsculas, para se distinguir do nome Adonai, "Senhor". A revelação deste nome foi primeiramente dada a Moisés - "EU SOU O QUE SOU" (Êxodo 3:14), e especifica um imediatismo, ou seja, uma presença real de Deus. Yahweh está presente, acessível, perto dos que O invocam em espírito e em verdade, quer seja para livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) ou orientação (Salmo 31:3). Notemos alguns nomes de Deus derivados de Yahweh  ou JEOVÁ:
 
JEOVÁ-JIRÉ: "O SENHOR Proverá" (Génesis 22:14). Foi o nome utilizado por Abraão, quando Deus lhe providenciou miraculosamente um carneiro a fim de ser sacrificado em lugar de seu filho Isaque. Figurativamente, é apresentada a ideia de expiação que havia de encontrar cumprimento na morte de Cristo em nosso lugar, como se fosse um pecador quando, de facto, não era (Isaías 53:4-6; 2 Coríntios 5:21).  

JEOVÁ-RAFA: "O SENHOR que Te sara" (
Êxodo 15:26). No seu contexto, esta promessa pode ser entendida como limitada a Israel, provavelmente para vigorar apenas durante o Êxodo. No entanto, em sentido mais abrangente, é inegável que Deus tem todo o poder e cura as nossas enfermidades.

JEOVÁ-NISSI: "O SENHOR É Minha Bandeira" (
Êxodo 17:15), significando que o próprio Senhor era o estandarte do Seu povo nas batalhas contra os inimigos. Esse nome comemora a grande vitória sobre os amalequitas no deserto Refidim, quando Arão e Hur sustentaram as mãos de Moisés elevadas, para que ficassem firmes em oração, até ao pôr-do-sol. (Êxodo 17:8-14). 

JEOVÁ-MAKADESH: "O SENHOR, Que vos Santifico." (
Levítico 20:8; Ezequiel 37:28) - Deus deixa claro que apenas Ele, e não a lei de Moisés, pode purificar o Seu povo e fazer dele um povo santo. 

JEOVÁ-SHALOM: "O SENHOR É Paz" (
Juízes 6:24) - o nome dado por Gedeão ao altar que ele próprio construiu após o Anjo do Senhor lhe ter assegurado de que não morreria, pois Gedeão achava que iria morrer depois de ter visto o Anjo do SENHOR, face a face. 

JEOVÁ-ELOIM: "O SENHOR Deus" (
Génesis 2:4; Salmo 59:5) - uma combinação do nome singular YHWH e o nome genérico "Senhor", significando que Ele é o Senhor dos senhores. 

JEOVÁ-TSIDIKENU: "O SENHOR Justiça Nossa" (
Jeremias 33:16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual Se tornou pecado por nós "para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). 

JEOVÁ-ROHI: "O SENHOR Nosso Pastor" (
Salmo 23:1) - Depois de Davi ponderar sobre o seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exactamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declarou: "Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará" (Salmo 23:1). 

JEOVÁ-SHAMMAH: "O SENHOR Está Ali" (
Ezequiel 48:35) - o nome atribuído a Jerusalém e ao seu Templo, indicando que a outrora partida glória do SENHOR (Ezequiel 8-11) havia retornado e enchia a Casa do SENHOR (Ezequiel 44:1-4). 

JEOVÁ-SABAOTH: "O SENHOR dos Exércitos, O Poderoso de Israel" (
Isaías 1:24; Salmos 46:7) - Exércitos significa "multidões", tanto de anjos como dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e iletrados, senhores e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar tudo o que, em Sua vontade soberana, determina a fazer. 

(continua)  

Sem comentários:

Enviar um comentário