OS NOMES DE DEUS NA BÍBLIA - CONTINUAÇÃO (2)

II –YHAWEH ou YHWH / JEOVÁ.

Significado: “EU SOU”

Reflexão: Em algumas versões da Bíblia, o nome JEOVÁ aparece traduzido como SENHOR (com letra maiúscula), para distinguir de um outro nome de Deus (ADONAI) que aparece normalmente traduzido por Senhor (com letra pequena). Ao lerem o texto sagrado, quando chegavam a esta palavra os judeus não a pronunciavam mas, fazendo uma curta pausa silenciosa e em sinal de respeito, preferiam antes dizer “Adonai”.

Quando Deus Se revelou a Moisés (Êxodo 3:14), aparecendo-lhe numa sarça-ardente que não se consumia, Moisés reconheceu que era Deus e quando Lhe perguntou qual era o Seu nome, o Senhor respondeu: “EU SOU” (YHAWEH). Moisés esperava ouvir um nome comum, mas Deus surpreendeu-o dizendo um nome que expressa o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, indicando assim, implicitamente, a natureza eterna e imutável de Deus. A partir de então, Moisés ficou a saber que ELOHIM não era apenas o Poderoso Criador (Génesis 1:1) mas também era Alguém que Se revelava e andaria para sempre com ele e igualmente no meio do seu povo, os descentes de Abrão.

Muitos anos mais tarde, Deus revelou-Se plenamente à Humanidade na Pessoa de Jesus Cristo, que também se apresentava aos homens como o eterno “EU SOU” (JEOVÁ), inclusive afirmando: “Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8:58). Ao ouvirem isto, os judeus reconheceram perfeitamente esta reivindicação de ser igual a Deus e logo concluíram que Jesus devia ser apedrejado (João 8:59). Tal declaração, se não fosse verdade seria realmente uma blasfémia e o castigo previsto na lei de Moisés para essa transgressão era a morte (Levítico 24:11-14). No entanto, ao fazer essa afirmação Jesus não cometeu qualquer crime de blasfémia porque Ele era e é verdadeiro Deus, igual ao Pai em todos os sentidos.  

É muito interessante Jesus ter usado a mesma expressão “EU SOU” em sete declarações sobre Si mesmo nas quais combina, em linguagem figurada, a profunda relação da Sua vida com a salvação do mundo. Todas essas expressões aparecem no Evangelho de João. Ei-las:
1)    EU SOU o pão da vida – João 6:35
2)    EU SOU a Luz do mundo – João 8:12
3)    EU SOU a porta das ovelhas – João 10:7,9
4)    EU SOU o Bom Pastor – João 10:11,14
5)    EU SOU a Ressurreição e a Vida – João 11:25
6)    EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida – João 14:6
7)    EU SOU a videira verdadeira – João 15:1

Na nossa condição de cristãos, cremos que não existe nome mais importante e precioso que o nome de Jesus. Porquê? Basicamente porque:
1)    Só Jesus pode salvar-nos da morte eterna – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Actos 4:12)
2)    Através de Jesus Deus responde às nossas orações: “Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.” (João 14:24)
3)    Com Jesus, Deus nunca nos abandona: “Não temas porque eu estou contigo; não te assombres porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha dextra fiel.” (Isaías 41:10)

Este nome aparece no seguinte texto Bíblico:

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU [YHAWEH]. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” (Êxodo 3:14)


(continua)