FICA COMIGO

clique AQUI para ouvir o seguinte hino do Cantor Cristão

Comigo assiste, ó Deus! A noite vem, 
As trevas crescem, eis, Senhor, convém 
Que me socorra a tua protecção; 
Oh, vem fazer comigo habitação! 

Depressa encontrarei o fim mortal; 
Desaparece o gozo terreal; 
Mudança vejo em tudo e corrupção; 
Comigo faze eterna habitação! 

Vem revelar-me teu querer, Senhor! 
Divino Mestre, Rei, Consolador! 
Meu guia forte, Amparo em tentação! 
Vem, vem fazer comigo habitação! 

Presente estás nas trevas e na luz; 
Não há perigo, andando com Jesus; 
A morte e a tumba não aterrarão 
Àquele em quem fizeres habitação! (Hino 291 CC)


“…Porque o SENHOR disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.” (Hebreus 13:5-6) 

ECOS DA VOZ DE DEUS…


MEU FILHO, Eu sou teu Deus e te amo muito. Vem repousar em Mim. Ultimamente tens percorrido caminhos íngremes, acidentados, tortuosos, difíceis… e a vereda que tens na tua frente para nela transitar está também  envolta em grandes incertezas...

Não olhes para trás nem para o horizonte distante, lá longe. Em vez disso, procura antes concentrar-te em Mim, teu constante companheiro de jornada. Confia na minha Palavra, pois vou equipar-te total e convenientemente para tudo o que o futuro te reserva.

Refrigera, pois, a tua alma na comunhão íntima comigo, respirando profundamente a fresca e santa atmosfera que Me circunda. O maior nível da tua confiança em Mim e, portanto, também da tua segurança, verificar-se-á quando permaneceres em Mim e na vida  caminhares  desfrutando a doce comunhão  da minha companhia.

Vem!

PRECE“Faz-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faz-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma” (Salmo 143:8).

PROMESSA“E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores… porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado” (Génesis 28:15). 

QUER VIVAMOS OU MORRAMOS…


Se somos crentes no Senhor Jesus, quaisquer que sejam as circunstâncias das nossas vidas, nunca estaremos sozinhos. Pertencemos ao Senhor, que está sempre connosco velando continuamente por nós. Mesmo na hora sombria e de maior incerteza, Ele ainda nos segreda: “com amor eterno te amei…não temas porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu…” (Jeremias 31:3 e Isaías 43:3).

Não importa onde estamos, o que fazemos ou para onde vamos. A graça da presença do Senhor connosco é suficiente e, mesmo que tenhamos de atravessar desertos, mares, rios ou até  as ardentes fornalhas da aflição, Deus ainda viaja connosco e continua no controlo do nosso frágil “barquinho”. Por isso, “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

Notemos que o texto bíblico não diz que tudo o que nos acontece, considerado em si mesmo, é bom para nós; não. Em vez disso, a Bíblia diz que todas as coisas que nos acontecem estão cooperando, no seu conjunto, para o nosso bem. Ou seja: Deus pode transformar o mal em bem, inclusive as nossas dores e sofrimentos em glória para Si e crescimento espiritual para nós, Seus filhos e filhas muito amados.

 “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Romanos 14:8).


A IMPORTÂNCIA DE PRATICAR ORAÇÃO


Pela Bíblia Deus fala connosco e pela oração nós falamos com Deus ainda que, enquanto oramos, devamos também estar receptivos a algo que, naquele momento específico, o Senhor queira dizer-nos.

Oração é diálogo, é intercessão,  é pedido, é louvor, é agradecimento por inúmeras bênçãos que Deus continuamente nos dá, pois “toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17).

Oração é a “vitamina” da nossa vida espiritual: muita oração, muito poder! Pouca oração, pouco poder! Nenhuma oração… nenhum poder! 

Jesus advertiu os discípulos dizendo-lhes: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). “E contou-lhes  também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer” (Lucas 18:1).

A oração abre o caminho de acesso para Deus. Ela é verdadeira respiração espiritual para as nossas almas. “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16). 

A oração é caminho certo  para o desenvolvimento espiritual do crente, embora Deus nos tenha providenciado outros recursos, como por exemplo, ouvir, ler, estudar, meditar na Palavra de Deus e também memorizá-la.  

SENHOR, EU PRECISO DE TI

Eu creio, Senhor, na divina promessa,
Vitórias já tive nas lutas aqui,
Contudo, é mui certo que a gente tropeça:
Por isso, Senhor, eu preciso de Ti!

A luz que me guia no escuro caminho,
Fulgura de cima, do Sol criador,
Contudo, não posso segui-lo sozinho:
Por isso eu preciso de Ti, meu Senhor!

Bem sei que nas preces eu posso buscar-Te,
Jamais dessa bênção na vida eu descri,
Contudo, é possível que eu dela me aparte:
Por isso, Senhor, eu preciso de TI!

Esforços da terra, precário destino,
Empenho dos homens, riqueza, o que for,
Não valem a bênção do reino divino:
Por isso eu preciso de Ti, meu Senhor!  (A. C. G.)








O AMOR DE DEUS NUNCA FALHA


“Também peço a Deus que Cristo habite pela fé em vossos corações e que estejam bem arraigados e alicerçados no amor, para poderem compreender, com todos os crentes, a grandeza, a largueza, a imensidade e a profundidade do amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:17-19).

Logo após a libertação dos filhos de Israel, no Egipto, foi Deus Quem os guiou para o deserto, espaço de grande aridez e sede, para que, ali, afinal, por incrível que pareça, os pudesse abençoar permitindo que TODOS bebessem “de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1 Coríntios 10:4).

Hoje, não será por razões menos importantes que Deus pode permitir que atravessemos, em nossa humana peregrinação, os nossos ‘desertos’ de sofrimento e dor, ao longo dos quais o nosso ânimo se alimenta com a mesma interrogação de Paulo: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele [mesmo no meio dos nossos desertos!] todas as coisas?” (Romanos 8:32).

Na verdade, o nosso amoroso Pai Celestial, em Seus planos soberanos, tendo sempre como finalidade a Sua glória e o nosso crescimento espiritual, pode disciplinar os Seus filhos e filhas para que vão sendo libertados, pouco a pouco, da sua velha natureza carnal, até que encontrem plena alegria e satisfação no Senhor Jesus. Mas Deus começa sempre por nos disciplinar com a mesma atitude:

“Meu filho, amo-te profunda e incondicionalmente, e estou a encaminhar-te para este ‘deserto’ pelo qual deves passar a fim de mostrar-te quem tu realmente és e, ao mesmo tempo, também, revelar-te quem Eu verdadeiramente sou, à semelhança do que fiz no passado com o meu povo, que graciosamente escolhi e com um amor eterno os amei”.  

Depois, Deus irá permitir que, em pleno deserto, vejamos o Senhor Jesus Cristo caminhando connosco ou, até, talvez, aqui e ali, pegando-nos ao colo quando a ‘areia’ do deserto se tornar demasiado quente para as nossas capacidades humanas. Logo a seguir, vai-nos revelando Quem Ele realmente é e, também,  quem nós ainda somos….

E, se o nosso amoroso  ABA-PAI, em Seu excelso e incondicional amor por nós, permitir que, talvez até entre lágrimas e 'ais' de amargura, sejam abertos alguns “sulcos” em nossos frágeis corações, será sempre para neles colocar a preciosa semente que, depois, há-de florir  e frutificar, transformando-se em bênção e recompensa  na glória que desfrutaremos no Além.

AFIRMAÇÃO:
Se ardente deserto atravessar, 
No caminho Deus me guia;
Se nessa deserto desanimar, 
N’Ele encontro confiança.
E, cada dia, certo estou, 
Mais perto está a minha Pátria!
Se ardente deserto atravessar, 
No caminho Deus me guia! 

O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL



Voltamos a reflectir um pouco mais sobre o maravilhoso amor que Deus tem por cada um de nós. Sendo incondicional, nada podemos fazer para merecer ou apagar esse amor, que faz parte da natureza de Deus, pois “Deus é amor” (1 João 4:8).

O condicional  amor humano espera sempre que sejam preenchidas algumas expectativas, interesses ou condições: se…corresponderes ao que eu espero de ti, então amar-te-ei.

No amor humano, porque é condicional, pode haver receio de não estarmos a preencher as expectativas da outra pessoa e isso, geralmente, é fonte geradora  de incertezas…inseguranças… medos…

E…no entanto, a Palavra do Senhor diz-nos que “no amor não existe medo, antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor (1 João 4:18).

Por vezes, podemos pensar que Deus também nos ama com um amor parecido com o nosso, condicional, e, então, procuramos fazer tudo o que está ao nosso alcance (e às vezes até o que não está!) para Lhe agradar, tentando dessa forma merecer o Seu amor. Mas, quando assim acontece, também nunca sabemos, realmente, se Deus está mesmo satisfeito connosco ou não...

Verdadeiramente, Deus ama-nos mesmo de forma incondicional. Porquê? Porque Deus é perfeito.  É por isso que Deus não muda. Se mudasse, Ele seria imperfeito porque mudaria sempre para melhor ou para pior. Mas não. Deus não muda. Ele diz:  “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Malaquias 3:6).

TODOS nascemos para sermos muito amados por Deus. Foi Ele Quem deu a vida a cada um de nós e, agora, o nosso Criador  quer ter connosco um relacionamento amoroso. Por isso, o que Ele quer de nós, acima de tudo, é mesmo o nosso coração: “Dá-me, filho meu, o teu coração” (Provérbios 23:26).

O amor que Deus tem por nós é mesmo incondicional. E, no fundo, é dessa maneira que Ele quer que nos amemos também  uns aos outros. Pouco antes de oferecer a Sua vida por nós, na cruz, Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros assim vos ameis” (João 13:34).

INTERPELAÇÃO: Se eu passar pela minha vida e não amar incondicionalmente, como Deus nos ama e ensinou a amar, através de Jesus, será que não terei falhado o grande objectivo da minha vida?

PRECE: Senhor, ajuda-me a amar os outros com o amor de Deus em mim. Amar, aceitando as pessoas como elas são. Amar sem nada esperar em troca. Amar mesmo quem não gosta de mim. Amar como Cristo amou, dando a Sua vida por nós. Amar como Deus nos ama, de maneira incondicional. Em Tua excelsa graça, meu Pai Celestial, permite que assim seja. Em nome de Jesus. Amém.