A SINGULARIDADE DO AMOR DE DEUS


“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para connosco: que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” (1 João 4:7-11)

Num mundo em que tanto se fala, escreve, discute acerca do amor, o AMOR DE DEUS continua e continuará a ser uma referência. Trata-se, pois, de um amor incondicional, que alguém já referiu como “Alguém que decide sair para fora de Si, de modo a beneficiar a pessoa a quem ama, mesmo que esta o não mereça.”

Não se trata, portanto, de mais uma emoção mas, sim,  de um acto de vontade, ou seja: um compromisso de Deus. Para consigo mesmo e para connosco. Isto é: Deus está comprometido a amar-nos sempre e sem pré-condições. Particularmente os que somos crentes em Jesus.

COMO SE MANIFESTA O AMOR DE DEUS?

1. Na Criação ou Natureza que nos rodeia. A selva… as montanhas… o mar… as estrelas… a chuva… o sol... as flores... as nuvens... as árvores… os pássaros… os peixes…os oceanos… o nascer e o pôr-do-sol… um sorriso de criança…Enfim: tudo isso e muito mais são manifestações ou expressões do amor de Deus!
    A Bíblia diz que “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” (Salmo 19:1). Também nos lembramos do corinho que aprendemos quando ainda éramos crianças e que diz: ““Glorioso Deus, meus olhos deslumbrados ao contemplarem tua criação; estrelas mil, marés e trovoadas, o teu poder é revelado e então… então minha alma canta a Ti Senhor: glorioso és tu,quão grande és Tu!... ”

2. No Seu cuidado para connosco. É absolutamente admirável o facto de Deus, segundo a Bíblia, nos ter amado ainda antes da fundação do mundo! Notemos:
    João 17:24 “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.”
    Efésios 1:4-5 “Como também nos [aos que somos crentes em Jesus] elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adopção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”.
 Paulo menciona que Deus "nos elegeu" para intencionalmente enfatizar que a nossa salvação depende totalmente d'Ele. Não somos salvos porque mereçamos, mas porque Deus é bondoso e graciosamente nos oferece a salvação.  Tudo o que podemos fazer é expressar o nosso agradecimento por esse maravilhoso amor.  

3. No facto de Cristo ter morrido na cruz  em nosso lugar. A Escritura Sagrada faz essa declaração, através do apóstolo Paulo em Romanos 5:8 dizendo: Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Ou seja: Deus enviou Jesus Cristo para morrer por nós, não porque fôssemos suficientemente bons, mas porque nos amava, mesmo antes de O termos procurado.
    Tal realidade concede-nos a indizível alegria que nasce da esperança que temos de sermos participantes da glória de Deus e da certeza de que as nossas aflições aqui e agora são, no fundo, a garantia da nossa filiação com Deus, pois, como repetidamente temos dito: “só quem transportar uma cruz virá, de facto, a receber uma coroa”!


NOMES DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO


Os nomes de Deus usados na Bíblia, particularmente no Antigo Testamento, podem, além do mais, servir para melhor conhecer e compreender o carácter e a natureza do nosso Criador. Dado que, para nós, a Bíblia é a Palavra de Deus, os nomes que Ele escolhe para nela Se revelar têm também o objectivo de nos dar a conhecer quem Ele verdadeiramente é.

ELOHIM, “Deus”, expressando o Seu grande poder e força.
"ELOHIM" é o primeiro nome de Deus encontrado na Bíblia, e é utilizado em todo o Antigo Testamento mais de 2.300 vezes. 
Exemplos bíblicos:
No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Genesis 1:1)
 Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmo 19:1)

"EL" é um outro nome usado por Deus no Antigo Testamento. El é a forma simples decorrente de Elohim e é frequentemente usado em combinação com outras palavras para dar ênfase descritiva.
Notemos alguns exemplos:

EL-ELIOM, “Deus Altíssimo
 “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.” (Genesis 14:18-20)

EL-OLAM, “Deus Eterno” ou “Deus da eternidade”
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.  Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.” (Isaías 40:28-31) 

EL-ROI, “Deus que vê”
E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus da vista, porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?” (Genesis 16:13)

EL-SHADAI, “Deus Todo-Poderoso
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.(Génesis 17:1)
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Omnipotente descansará.”  (Salmo 91:1)

ADONAI, “Senhor dos Exércitos” expressando o absoluto senhorio de Deus.  “O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? — diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?” (Malaquias 1:6)

YAHWEH , (Javé), “O SENHOR Deus”, expressando a Sua natureza eterna.
Trata-se do nome de Deus mais usado no Antigo Testamento (aproximadamente 7.000 vezes), e que é também conhecido como o "Tetragrama", que significa "as quatro letras" -  YHVH – e que tem a sua origem no verbo hebraico "ser".  É este o nome com que Deus Se revelou a Moisés na sarça-ardente.
Exemplo:
E disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. (Êxodo 3:14-15)

YHVH declara o ser absoluto de Deus - a fonte de tudo, a Causa primeira de todas as causas, Aquele que não tem começo e nem fim. Embora haja quem pronuncie YHVH como “Javé” ou "Jeová" ou "Yahweh", a verdade é que os estudiosos da Bíblia não sabem realmente qual é a pronúncia correta. Os judeus preferiram deixar de pronunciar este nome, cerca do ano 200 DC, com medo de quebrarem o mandamento que diz: "Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus" (Êxodo 20:7). Hoje, os rabinos preferem usar o nome "Adonai" em vez de YHVH.
Como acontece com EL, o nome “JAVÉ” também se usa frequentemente em combinação com outras palavras para dar ênfase descritiva à natureza de Deus.
Exemplos:

JAVÉ- JIRÉ, “O Senhor Proverá
Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. (Genesis 22:13-14)

JAVÉ- MACADESSEM, “O Senhor que vos Santifica”
Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.”  (Êxodo 31:13)

JAVÉ-NISSI, “ O Senhor É Minha Bandeira”
E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome: O Senhor é minha bandeira. (Êxodo 17:15)

JAVÉ-RAFA, “O SENHOR que te sara”
E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara. (Êxodo 15:26)

JAVÉ-ROÍ, “O SENHOR é meu pastor”
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. (Salmo 23:1)

JAVÉ-SABAOTE, “O SENHOR dos Exércitos”
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.  Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Isaías 6:1-3)

JAVÉ-SHALOM, “O SENHOR É Paz
“ Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou o SENHOR É Paz; e ainda até ao dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.” (Juízes 6:24)

JAVÉ-SHAMMAH, “ o SENHOR Está Ali”
Dezoito mil medidas em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor Está Ali. (Ezequiel 48:35

JAVÉ-TSIDKENU, “O SENHOR Justiça Nossa
 Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com que o nomearão: O Senhor, Justiça Nossa. (Jeremias 23:6)