CAMINHO CERTO PARA UMA VIDA MAIS ALEGRE, CONFIANTE E CHEIA DE GRATIDÃO


TEXTO BÍBLICO: “Conservem sempre a alegria, vivam permanentemente em oração e dêem graças a Deus por tudo pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em união com Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:16-18).

A nossa alegria, orações e gratidão não devem variar de acordo com as nossas circunstâncias ou sentimentos. Obedecer a estes três mandamentos – regozijar-se, orar sem cessar e ser grato – contraria frequentemente as nossas inclinações naturais.

Porém, quando tomarmos uma decisão consciente de fazermos o que Deus nos pede, começaremos a ver as pessoas sob uma nova perspectiva. Quando fizermos a vontade de Deus, acharemos mais fácil ser alegres e agradecidos.

Não podemos passar todo o nosso tempo de joelhos, em oração, mas é possível termos uma atitude de oração em todos os momentos. Esta atitude é construída quando reconhecemos a nossa dependência de Deus, percebemos a Sua presença dentro de nós e determinamos obedecer-Lhe completamente.

Então, consideramos natural fazer orações frequentes, espontâneas e breves. Uma atitude de oração não e um substituto para os nossos momentos regulares de oração, mas deve ser uma abundante extensão desses momentos.

O apóstolo Paulo não estava ensinando que devemos agradecer a Deus por tudo o que nos acontece, mas em tudo. O mal não vem de Deus e, então, não devemos agradecer-Lhe por situações malignas que eventualmente nos aconteçam.

Porém, mesmo quando somos atacados pelo mal que nos faz sofrer, ainda podemos estar gratos pela presença de Deus connosco no meio das situações difíceis e por o bem que Ele nos fará mesmo através das dificuldades, provas e lutas que experimentamos.

(beap)

POR QUE É QUE JESUS TEVE DE MORRER NA CRUZ EM NOSSO LUGAR?



Na nossa condição de seres humanos, todos somos pecadores. Já fizemos coisas erradas e deixámos de obedecer às leis de Deus. Por isso, ficámos separados do nosso Criador e, por consequência, sujeitos à morte. Por nós próprios, nada podíamos fazer para recuperarmos o nosso relacionamento com Deus.

Mas Jesus podia ajudar-nos, porque Ele não era apenas um homem comum, mas o Filho unigénito de Deus. Visto que Jesus nunca desobedeceu ao Pai Deus, ou seja, nunca pecou, somente Ele poderia ser “a ponte” entre o Deus santo e o ser humano pecador.

Assim, Jesus, livremente, ofereceu a Sua vida por nós, morrendo na cruz em nosso lugar, tomando sobre Si todas as iniquidades do ser humano e salvando-o das consequências do pecado, inclusive do julgamento de Deus e da morte.

Jesus tomou sobre Si todos os nossos pecados, passados, presentes e futuros para que pudéssemos, em consequência disso, ter uma nova vida. Como todos os nossos delitos foram perdoados, fomos dessa forma reconciliados com Deus.

Além disso, a ressurreição de Jesus é a prova de que o Seu sacrifício na cruz, em nosso lugar, agradou ao Pai e foi suficiente para satisfazer a justiça de Deus. Assim, a ressurreição de Jesus tornou-se a fonte de esperança para todos aqueles que crêem que Jesus Cristo é o Filho de Deus e aceitam o Seu sacrifício substitutivo. Tais pessoas, vulgarmente chamadas ‘crentes em Jesus’, poderão agora desfrutar uma nova vida com Cristo e viver em comunhão com Deus eternamente.

JESUS DISSE: “Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna. Não foi para condenar o mundo que Deus lhe enviou o seu Filho, mas sim para que o mundo fosse salvo por Ele” (João 3:16-17).

(beap)