A DIVINDADE DE JESUS CRISTO – REFERIDO NA BÍBLIA COMO DEUS IAHWEH (JEOVÁ). (2)


JESUS CRISTO É O BOM PASTOR 

Isaías 40:10-11
Yahweh, o Eterno vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A tua paga está guardada com ele, e diante dele segue o teu galardão! Como bom pastor ele cuida do seu rebanho. Nos próprios braços ajunta os cordeirinhos e os conduz no colo; guia com todo o cuidado as ovelhas que amamentam suas crias.”

Hebreus 13:20
Ora, o Deus da paz, que mediante o sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos  nosso Senhor Jesus Cristo, o grande Pastor das ovelhas…”

João 10:11
Jesus disse: “Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”

JESUS CRISTO É AQUELE PARA QUEM TODAS AS COISAS FORAM CRIADAS 

Provérbios 16:4
Yahweh criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia da desgraça.”

Colossenses 1:15-16
Ele [Jesus Cristo] é a imagem do Deus invisível, o primogénito sobre toda a criação; porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele.”


JESUS CRISTO É INVOCADO COMO DEUS JEOVÁ 

Joel 2:32
E todo aquele que invocar o Nome de Yahweh será salvo; pois, de acordo com a Promessa do Eterno, no monte Sião e em Jerusalém haverá salvação para os sobreviventes, para todos aqueles a quem Yahweh, o SENHOR, chamar!”

1 Coríntios 1:2
À Igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e convocados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”

JESUS CRISTO É O EMANUEL - DEUS CONNOSCO 

Isaias 7:14
“Pois sabei que o Eterno, o Senhor, ele mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o Nome dele será Emanuel, Deus Connosco!

Mateus 1:22-23
“Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR havia dito através do profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado  Emanuel”, que significa “Deus connosco.”

JESUS CRISTO É O FILHO UNIGÉNITO DO PAI 

João 1:14
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai.”

João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

João 3:18
“Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus.”    

1 João 4:9
“Nisto se manifestou o amor de Deus para connosco: em que Deus enviou o seu Filho unigénito ao mundo, para que por meio dele vivamos.”

JESUS CRISTO CRIOU, SUSTENTA E DIRIGE TODO O UNIVERSO  

Neemias 9:6
Só tu és Yahweh, o SENHOR! Criaste os céus e o universo, com todos os seus elementos, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles há, e tu concedes o dom da vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram continuamente!

Colossenses 1:17
“Ele existe antes de tudo o que há, e nele [Jesus Cristo] todas as coisas subsistem."

Hebreus 1:3
“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exacta do seu Ser, sustentando tudo o que há pela Palavra do seu poder. Depois de haver realizado a purificação dos pecados, Ele se assentou à direita da Majestade nas alturas.”

A DIVINDADE DE JESUS CRISTO – REFERIDO NA BÍBLIA COMO DEUS IAHWEH (JEOVÁ). (1)


JESUS CRISTO É DEUS JEOVÁ 

Isaías 40:3
“Há uma voz que clama: “no meio da terra desértica preparai o caminho para Yahweh; na estepe, aplanai uma vereda para o nosso Deus!”

Mateus 3:3
“Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do SENHOR, endireitai as suas veredas.”

JESUS CRISTO É DEUS JEOVÁ GLORIOSO

Salmo 24:7
“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.” 

Salmo 24:10
“Quem é o Rei da Glória? É Yahweh dos Exércitos: Ele é o Rei da Glória!”

1 Coríntios 2:8
“Nenhum dos governantes desta era compreendeu essa sabedoria, pois se a tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória!”

Tiago 2:1
“Caros irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façais acepção de pessoas, tratando-as com preconceito ou parcialidade.”

JESUS CRISTO É DEUS JEOVÁ, NOSSA JUSTIÇA 

Jeremias 23:5-6
E virá uma época”, declara Yahweh, “em que levantarei da linhagem de Davi um Renovo Justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e correto na terra. Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o Nome pelo qual será conhecido: ‘Jeová-Tsidkenu, o SENHOR, é a Nossa Justiça.”

1 Coríntios 1:30
Portanto, vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós sabedoria da parte de Deus, justiça, santificação e redenção.”

JESUS CRISTO É DEUS JEOVÁ ACIMA DE TODOS 

Salmo 97:9
“Pois tu, ó Eterno, o Altíssimo sobre todo o universo, de todos os deuses és o mais excelso.”

João 3:31
“Aquele quem vem das alturas está acima de todos; aquele que vem da terra é terrestre e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos.”

JEUS CRISTO É DEUS JEOVÁ, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO 

Isaías 44:6
Assim diz Yahweh, o SENHOR, o rei de Israel, o seu Redentor, o Eterno dos Exércitos: ‘Eu Sou o primeiro e Eu Sou o último; além de mim não há Deus.”

Apocalipse 1:17
“Assim que o admirei, caí a seus pés como se estivesse morto. Então, Ele colocou a sua mão direita sobre mim, e disse: “Não tenhas medo, Eu Sou o primeiro e o último.”

Apocalipse 22:13
Eu Sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim.”




EXPRESSÕES BÍBLICAS REVELADORAS DA ETERNIDADE DE CRISTO JESUS


Isaías 9:6  
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”

Miqueias 5:2 
“Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

Marcos 12:36-37  
Sendo que o próprio Davi, expressando-se pelo Espírito, afirmou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. Se o próprio Davi o chama de ‘Senhor’. Como é possível, então, ser Ele seu filho?” E numeroso ajuntamento de pessoas o ouvia com grande deleite!”

João 1:1-2  
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus.”

João 1:15  
“João testemunha sobre Jesus e exclama, dizendo: “Este é Aquele de quem eu disse: Ele, o que vem depois de mim, tem a excelência, porquanto já existia antes de mim.”

João 6:61-62  
“Quando Jesus percebeu, em seu íntimo, que seus discípulos estavam murmurando por causa de suas palavras, inquiriu-os: “Isso vos escandaliza? O que acontecerá quando virdes o Filho do homem ascender para o lugar onde estava antes?”

João 8:23  
“Disse-lhes Jesus: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.“

João 8:58  
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes de Abraão existir, eu sou.”
   
João 17:5  
E agora, Pai, glorifica-me junto a Ti, com a glória que Eu tinha contigo antes que o mundo existisse.”

João 17:24-25 
Pai, Eu desejo que os que me deste estejam comigo onde Eu estou e contemplem a minha glória, a glória que me outorgaste porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te tem conhecido; Eu, porém, te conheci, assim como estes entenderam que Tu me enviaste.”

Efésios 3:21
A Ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, por toda a eternidade. Amém!”

Efésios 4:10 
“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.”

Colossenses 1:16-17  
“Porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.”

2 Timóteo 1:9-10 
Pois Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas em função da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi outorgada em Cristo Jesus desde os tempos eternos.”

Hebreus 7:24-25 
Contudo, considerando que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio perene. Concluindo, Ele é poderoso para salvar definitivamente aqueles que, por intermédio dele se chegam a Deus, pois vive sempre para interceder por eles.”

Hebreus 13:8 
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.“

1 Pedro 1:20 
“O qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.”

1 João 1:1-2 
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus.”

Apocalipse 1:8 
Eu Sou o Alfa e o Ómega”, declara o Senhor Deus, “Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.”

Apocalipse 1:17-18 
“Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.”

Apocalipse 5:13-14 
Em seguida, ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que exclamavam: “Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!” E os quatro seres viventes bradavam: “Amém!”, e os anciãos igualmente prostraram-se e O adoraram.”



JESUS CRISTO SATISFAZ TODAS AS CARÊNCIAS HUMANAS ESSENCIAIS



Filipenses 4:19
“Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, em conformidade com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Filipenses 4:13
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

Romanos 8:37
“Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”

1 Coríntios 3:21-23
Portanto, nenhuma pessoa deve se orgulhar dos homens, porque tudo vos pertence, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo todo, a vida, a morte; assim como o presente ou o futuro, tudo o que existe é vosso, e vós sois de Cristo, e Cristo de Deus!”

João 15:7
“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido.”

João 6:23-24
Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, próximo do lugar onde o povo havia comido o pão, após o Senhor haver dado graças. Quando as pessoas da multidão perceberam que Jesus não estava ali nem seus discípulos, entraram em seus barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus.”

Mateus 21:22
“E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.”

Marcos 11:24
“Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.“

Efésios 1:3
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo.“

1 João 3:22
“E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.”

2 Coríntios 5:21
“Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”

Filipenses 1:21
“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”

2 Coríntios 5:17
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!”

Efésios 3:20-21
Àquele que é poderoso de realizar infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que age em nós, a Ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, por toda a eternidade. Amém!”

2 Coríntios 9:8
“Certos de que Deus é poderoso para fazer que toda a graça vos seja acrescentada, a fim de que em todas as áreas da vida, em todo o tempo, tendo todas as vossas necessidades satisfeitas, transbordeis em toda boa obra.”








JESUS CRISTO, O GRANDE E INCOMPARÁVEL VENCEDOR.


JESUS VENCEU A MORTE
Mateus 28:6
“Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia.”

Apocalipse 4:9
“E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e acções de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos.”

JESUS VENCEU A HOSTILIDADE DO MUNDO
Isaías 53:3-4
“Foi desprezado e rejeitado pelos homens, viveu como homem de dores, experienciou todo o sofrimento. Caminhou como alguém de quem os seus semelhantes escondem o rosto, foi menosprezado, e nós não demos à sua pessoa importância alguma. E no entanto, suas dores eram as nossas próprias enfermidades que ele carregava em seu ser. Sobre seu corpo levou todas as nossas doenças; contudo nós o julgamos culpado e castigado por Deus.”

Apocalipse 5:9
“E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação.”

Apocalipse 5:12
“Eles proclamavam em alta voz: “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber a plenitude do poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!”

JESUS VENCE OS CORAÇÕES DE SEUS SEGUIDORES
Isaías 6:8
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”

Actos 22:10
“Então inquiri: Senhor, que devo fazer? E o Senhor me ordenou: ‘Levanta-te e segue para Damasco, onde te será comunicado tudo o que necessitas fazer’.”

JESUS VENCERÁ TODO O DOMÍNIO E REINARÁ PARA SEMPRE
1 Coríntios 15:24-25
“Então virá o fim, quando Ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, potestade e poder. Porque é necessário que Ele reine até que absolutamente todos os seus inimigos sejam prostrados debaixo de seus pés.”

Filipenses 2:10
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”

Apocalipse 5:13
“Em seguida, ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que exclamavam: “Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!”.







QUEM É O SENHOR JESUS CRISTO CUJO NASCIMENTO CELEBRÁMOS?


João 1:1-2
“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus.“

João 1:14
“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigénito do Pai, cheio de graça e verdade.”

João 8:58
Respondeu-lhes Jesus: “Em verdade, em verdade vos asseguro: antes de  Abraão nascer, Eu Sou.”

João 14:3
“E quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também.”

João 17:5
“E agora, Pai, glorifica-me junto a Ti, com a glória que Eu tinha contigo antes que o mundo existisse.”

Marcos 16:6
“Não vos amedronteis”, disse ele. “Vós buscais a Jesus, o Nazareno, que morreu na cruz. Pois Ele foi ressuscitado! Não está mais aqui. Vede o lugar onde o haviam depositado.”

Actos 1:9
“Tendo dito estas palavras, foi Jesus elevado às alturas enquanto eles o contemplavam, até que uma nuvem o encobriu da vista deles.”

Romanos 9:5
“...E a partir deles é traçada a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo e de todos. Seja Ele louvado para sempre! Amém.”

Efésios 2:4-5
“No entanto, Deus, que é rico em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos!”

Filipenses 2:5-6
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos.”

Filipenses 2:10-11
“Para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”

Colossenses 1:15
“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogénito sobre toda a criação.” 

Colossenses 1:17
“Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.”

Colossenses 2:9
“Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus.“

1 Timóteo 3:16
“Sem dúvida, grande é esse mistério da fé: Deus foi manifestado em carne, foi justificado no Espírito, contemplado pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo e recebido acima na glória.”

Hebreus 1:3
“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exacta do seu Ser, sustentando tudo o que há pela Palavra do seu poder. Depois de haver realizado a purificação dos pecados, Ele se assentou à direita da Majestade nas alturas.”

Hebreus 2:17
“Por esse motivo, era vital que Ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, a fim de que pudesse constituir-se sumo sacerdote misericordioso e leal em relação a Deus, e pudesse realizar propiciação pelos pecados do povo.”

1 João 1:1
“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam a respeito da Palavra da Vida. A Vida se manifestou, nós a vimos e dela testemunhamos, e vos anunciamos a Vida eterna que estava com o Pai e a nós foi revelada.”

1 João 4:13-14
“Temos certeza de que permanecemos nele, e Ele em nós, porque Ele nos outorgou do seu Espírito. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo.”

Apocalipse 19:13
“Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e o seu Nome é Palavra de Deus.”

JESUS CRISTO – NOSSO MARAVILHOSO SENHOR E A MELHOR PORÇÃO DAS NOSSAS VIDAS


CRISTO, NOSSA SABEDORIA:
(João 1:18) “Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigénito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”

(João 14:6) “Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

CRISTO, NOSSA JUSTIÇA:
(2 Coríntios 5:21) “Deus fez daquele que não tinha pecado algum a oferta por todos os nossos pecados, a fim de que nele nos tornássemos justiça de Deus.”

(Filipenses 3:9) “E ser encontrado nele, não tendo por minha a justiça que procede da Lei, mas sim a que é outorgada por Deus mediante a fé.”

CRISTO, NOSSA SANTIFICAÇÃO:
(Romanos 6:22) “Contudo, agora libertos do pecado, e tendo sido transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna.”

(2 Coríntios 3:18) “Mas todos nós, com rosto descoberto, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”  

CRISTO, NOSSA REDENÇÃO:
(Hebreus 9:12) “Não por intermédio de sangue de bodes e novilhos, porém mediante o Seu próprio sangue, Ele entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, conquistando a eterna redenção.”

(Romanos 8:22-23) “Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto. E não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.”

(Efésios 4:30) “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção.”