BÊNÇÃOS PROMETIDAS POR JESUS AOS CRENTES

DESCANSO
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”  (Mateus 11:28)

ÁGUA DA VIDA
“Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”  (João 4:14)

PÃO DO CÉU
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.”  (João 6:51)

VIDA ETERNA
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”  (João 10:27-28)

ETERNA SEGURANÇA
“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)

A SUA PAZ
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

OUTRO CONSOLADOR
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” (João 14:16)

“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” (João 16:7)

A SUA PRESENÇA SEMPRE CONNOSCO
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:18-20)



DEUS USA O SEU POVO PARA ENGRANDECER SEU NOME


A CHAMADA DE ABRAÃO
“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Génesis 12:1-3)

A ESCOLHA DE ISRAEL PARA POVO DE DEUS
“O SENHOR te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e ficarão cheios de respeito por ti.” (Deuteronómio 28:9-10)

O JULGAMENTO DE FARAÓ
“Pois já Eu poderia ter estendido a mão para te ferir a ti e o teu povo com pestilência, e terias sido cortado da terra; mas, deveras, para isso te hei mantido, a fim de mostrar-te o Meu poder, e para que seja o Meu nome anunciado em toda a terra.” (Êxodo 9:15-16)

TRAVESSIA DO MAR VERMELHO E RIO JORDÃO
“Porque o SENHOR, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR, vosso Deus, fez ao mar Vermelho, ao qual secou perante nós, até que passamos. Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias.” (Josué 4:23-24)

A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO EM JERUSALÉM 
“Também ao estrangeiro, que não for do teu povo de Israel, porém vier de terras remotas, por amor do teu nome (porque ouvirão do teu grande nome, e da tua mão poderosa, e do teu braço estendido), e orar, voltado para esta casa, ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, e faze tudo o que o estrangeiro te pedir, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo de Israel e para saberem que esta casa, que eu edifiquei, é chamada pelo teu nome.” (1 Reis 8:42-43)

AGORA JÁ NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ


“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8:1-2)

“…Nenhuma condenação há.” O termo “condenação” era usado em contextos judiciais, referindo-se ao veredicto de culpa e ao castigo que este veredicto exigia.

Assim, nenhum pecado que o crente salvo por Jesus Cristo possa cometer, no passado no presente ou no futuro, pode ser usado contra ele, uma vez que o preço total e definitivo dos seus pecados foi pago por Cristo no Seu sacrifício expiador feito na cruz do Calvário.

“…Para os que estão em Cristo Jesus.” Ou seja: para todo o cristão autêntico. Todos aqueles que aceitaram Cristo como seu Salvador pessoal e foram ‘incorporados’ pelo Espírito Santo no ‘Corpo de Cristo’ que inclui a totalidade dos remidos e do qual Ele mesmo é a Cabeça (Efésios 1:22-23).

“…A lei do Espírito da vida.” Refere-se ao Espírito Santo, que opera o ‘novo nascimento’ em cada crente, logo após o arrependimento e a conversão deste, transformando assim a nossa antiga natureza pecaminosa de forma a  conceder-nos o poder espiritual necessário para viver uma vida cristã vitoriosa.

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39).






DEUS PODE SER CONHECIDO


 HÁ UM SÓ DEUS
“A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há, senão ele.” (Deuteronómio 4:35)

LUGAR DA SUA HABITAÇÃO
“Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, e faze tudo o que o estrangeiro te pedir, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo de Israel e para saberem que esta casa, que eu edifiquei, é chamada pelo teu nome.” (1 Reis 8:43)

BUSCANDO É POSSÍVEL ENCONTRÁ-LO
“Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.” (1 Crónicas 28:9)

DEUS REVELA-SE
“Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.” (Salmos 9:10)

O MELHOR DA VIDA
“Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:24)

DEUS RENOVA CORAÇÕES
“Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o SENHOR; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração.” (Jeremias 24:7)

HÁ PERDÃO EM DEUS 
“Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Jeremias 31:34)

HÁ NELE VIDA ETERNA
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3)









JUSTIFICADOS PELA GRAÇA, MEDIANTE A FÉ


Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21)

Cristo é o único Embaixador perfeito que o Seu Pai Deus enviou: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21).

Tendo nascido entre nós, Jesus identificou-se com o nosso pecado, porém sem nunca pecar, de modo a  poder carregar na cruz a nossa culpa e castigo: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos (Isaías 53:6).

Agora, quando confiamos em Cristo para a salvação, tornamo-nos participantes da Sua perfeita justiça. Ou seja: Ele toma sobre Si os nossos pecados e torna-nos justos para com Deus, pois todas as nossas iniquidades foram lançadas sobre Cristo na Sua crucificação.

Aquele que não conheceu pecado”. É Jesus Cristo, o Filho de Deus. “Porque não temos sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).

“Ele o fez pecado por nós”. Deus, o Pai, tratou Cristo como se Ele fosse um pecador, embora realmente o não fosse, e fê-Lo morrer como um substituto, a fim de pagar o castigo devido pelos pecados daqueles que crêem Nele. “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados” (1 Pedro 2:24).

“Para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”. A justiça de Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi ‘creditada´ na conta do cristão. Cristo, que não era pecador, foi tratado por Deus como se tivesse cometido os nossos pecados e trata-nos como se tivéssemos vivido as nossas vidas como o Filho de Deus, sem pecado. Quão agradecidos devemos estar por tão grande generosidade para connosco! 



O AMOR E A COMPAIXÃO DE CRISTO


PELA MULTIDÃO
“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (Mateus 9:36)

PELOS MAIS DESAFORTUNADOS
“E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós! […] Condoído, Jesus tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista e o foram seguindo.” (Mateus 20:30 e 34)

POR JERUSALÉM
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37)

POR DOENTES
“Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes curar-me. Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo.” (Marcos 1:40-42)

PELOS ENLUTADOS
“Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.” (Lucas 7:12-15)

AMOR SEM ALTERAÇÃO
“Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”  (João 13:1)

AMOR INSEPARÁVEL
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Romanos 8:35)

AMOR CHEIO DE GENEROSIDADE
“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.”  (2 Coríntios 8:9)

A GRANDE MISERICÓRDIA DE DEUS


É ETERNA
“Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem.” (Salmo 103:17-18)

NÃO TEM LIMITES
“Porque acima dos céus se eleva a tua misericórdia, e a tua fidelidade, para além das nuvens.” (Salmo 108:4)

PROLONGA A VIDA
“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade.” (Lamentações 3:22-23)

ESTIMULA AO ARREPENDIMENTO
“Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” (Joel 2:13)

PERDOA O PECADO
“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.” (Miqueias 7:18)

TORNA POSSÍVEL A SALVAÇÃO
“Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” (Tito 3:4-5)


OUVINDO A VOZ DE DEUS


Jesus disse: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai…” (João 10:14-15). Reconhecemos a voz de Deus porque conhecemos Deus. Quanto melhor conhecermos Deus, mais claramente reconheceremos a Sua voz.

A voz de Deus é-nos comunicada pelo Espírito Santo, o Espírito do amor, que há-de motivar-nos a amar de forma cada vez mais semelhante à maneira como Jesus amou e como Deus nos ama. Convidamos o(a) leitor(a) a meditar nos seguintes versículos bíblicos:

DEUS CONHECE OS SEUS FILHOS
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (João 10:27-28)

A PALAVRA DE DEUS É ALIMENTO
“Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mateus 4:4)

REVELAÇÕES DIVINAS
Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (João 16:13-14)

PROXIMIDADE E CONSELHO DIVINO
Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.” (Salmo 16:7-9)


UMA ADEQUADA VISÃO DE DEUS


DEUS SATISFAZ E É DIGNO DE TODA A CONFIANÇA:

“Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.”  (Salmo 37:4-5)

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”  (Provérbios 3:5-6)

“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:38-39)

“Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:12-13)

VIVENDO EM COMUNHÃO COM DEUS


A sabedoria de Deus está muitíssimo para além do conhecimento humano. Quando passamos por uma complexa ‘encruzilhada’ na vida  e necessitamos de orientação e discernimento para ‘seguir em frente’, importa  buscar o conselho de Deus a fim de  recebermos DELE a sabedoria e o discernimento que nos permitam seguir em frente.

O SENHOR conhece perfeitamente o princípio e o fim de todos os nossos percursos, qualquer que seja o assunto que nos perturba ou  traz insegurança ao nosso caminhar. Portanto, não iremos seguir por caminhos errados se escutarmos o Seu conselho e seguirmos a Sua orientação.

Deus está sempre aguardando que decidamos ter comunhão com Ele, particularmente através da oração e meditação na Sua Palavra. Através do Espírito Santo e Sua presença em nós poderemos então ser confortados, guiados, encorajados e seguir em frente na direcção certa.

Assim, um bom relacionamento diário com Deus poderá levar qualquer pessoa crente a desfrutar uma vida abençoada com a alegria e a paz do SENHOR, não importa qual seja a circunstância em que possamos encontrar-nos. 


A PRESENÇA DE DEUS CONNOSCO:

CONFORTA NA NOSSA PEREGRINAÇÃO TERRENA
“Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.” (Génesis 28:15)

PROPORCIONA DESCANSO
“Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, (disse Moisés) rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.” (Êxodo 33:13-14)

ENCORAJA NAS LUTAS E PROBLEMAS DA VIDA
Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, não os temerás; pois o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo.” (Deuteronómio 20:1)

AJUDA-NOS NAS AFLIÇÕES
Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43:2)

PERMANECE CONNOSCO ATÉ AO FIM
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:19-20)

A IMPORTÂNCIA DE DAR PRIORIDADE A DEUS



Como seres humanos falíveis que somos, temos a tendência para dar prioridade a valores como o dinheiro, a fama, o prazer, o recreio…enfim: o materialismo! Todos esses valores, no entanto, acabarão por gerar em nós um vazio, que só Deus pode, realmente, preencher. Como Alguém disse: “Senhor, Tu nos criaste para Ti e inquieta estará a nossa alma enquanto não repousar em Ti”. Notemos alguns versículos bíblicos sobre a importância da darmos a Deus a prioridade que Ele merece:

DEUS MERECE PRIORIDADE PORQUE:

É O MAIS IMPORTANTE DA VIDA
 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)

É POSSÍVEL ENCONTRÁ-LO
“De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” (Deuteronómio 4:29

ESTÁ AO TEU ALCANCE QUALQUER QUE SEJA A TUA SITUAÇÃO
“Porque uma multidão do povo, muitos de Efraim, de Manassés, de Issacar e de Zebulom não se tinham purificado e, contudo, comeram a Páscoa, não como está escrito; porém Ezequias orou por eles, dizendo: O SENHOR, que é bom, perdoe a todo aquele que dispôs o coração para buscar o SENHOR Deus, o Deus de seus pais, ainda que não segundo a purificação exigida pelo santuário. Ouviu o SENHOR a Ezequias e sarou a alma do povo.” (2 Crónicas 30:18-20

ELE ESPERA POR TI
“Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.” (Salmo 14:2)

BUSCA-O COM TODO O TEU CORAÇÃO
“Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.” (Salmo 63:1)

NÃO DEIXES QUE SEJA PRECISO ELE CHAMAR A TUA ATENÇÃO
“Quando os fazia morrer, então, o buscavam; arrependidos, procuravam a Deus.” (Salmo 78:34)

TUDO ESTÁ PREPARADO PARA O ENCONTRARES
“Para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.”  (Actos 17:27-28)

BUSCA-O, MESMO QUANDO NÃO TE PARECER RELEVANTE
“Como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus.” (Romanos 3:10-11)

DEUS TE RECOMPENSARÁ
“De facto, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)

ASSIM SABERÁS QUAL O CAMINHO A SEGUIR NA VIDA
“Disse mais Josafá ao rei de Israel: Consulta primeiro a palavra do SENHOR." (1 Reis 22:5) 

CONFIANÇA PLENA EM DEUS

Quando vivemos em comunhão com Deus e confiamos, realmente, na Sua Santa Palavra, havemos de experimentar vitória em muitas das provas e lutas por que passamos ao longo da vida.

Deus conhece perfeitamente as tribulações pelas quais Seus filhos e filhas passam neste preciso momento. Ele quer que O busquemos “de todo o coração” e saibamos repousar, confiantes, nas Suas maravilhosas promessas.

DEUS É O NOSSO AMPARO
No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte.” (Provérbios 14:26-27)

HÁ PODER EM CRISTO
 “Tudo posso naquele que me fortalece.” (apóstolo Paulo aos Filipenses 4:13)

NÃO TEMAS
O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” (Deuteronómio 31:8)

DESCANSO
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6-7)

SEGURANÇA EM DEUS
“Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hebreus 13:6)

APOIO PROVIDENCIAL
“Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Salmos 55:22)

A PODEROSA MÃO DE DEUS
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Isaías 41:10)

RECOMPENSA
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12)


OLHANDO PARA DEUS

O “segredo” para um relacionamento íntimo com Deus é, entre outras coisas, ORAR ao Senhor todos os dias e MEDITAR na Sua Santa Palavra, de preferência pela manhã, quando podemos entregar ao SEU cuidado toda a orientação do nosso dia. 

Pela Bíblia Deus fala connosco e pela oração nós falamos com Deus. A comunhão é indispensável em qualquer amizade. Inclusive entre nós e o nosso Criador. Um Amigo que não devemos desprezar. 
(imagem: Copyright © 2014 www.iluminalma.com.)

CONSTRUINDO A PAZ NO CORAÇÃO

ATRAVÉS DA ORAÇÃO
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com acções de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7)

SERVINDO A CRISTO
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” (Romanos 14:17-19)

AMANDO COMO JESUS AMOU
“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos! Sede perfeitos, confortai-vos uns aos outros, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.” (2 Coríntios 13:11)

OBEDECENDO AO SENHOR
“Aos eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1 Pedro 1:2)

TENDO CONFIANÇA INABALÁVEL EM DEUS
“Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.” (Isaías 12:2)

EXERCENDO A FÉ CRISTÃ
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1)




PALAVRAS DE JESUS SOBRE A PAZ



CONFORTO E ÂNIMO 
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33) 

OS PACIFICADORES 
“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:9) 

 DESCANSO 
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30) 

 TRANQUILIDADE 
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27) 

 ANSEIO DE JESUS 
“Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” (João 20:19)

PROMESSAS DE DEUS NAS AFLIÇÕES DO CRENTE


 NÃO FALHAM
“Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo.” (1 Reis 8:56)

DIAS MAIS BRILHANTES VIRÃO
“Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã."  (Salmo 30:5)

HÁ LIVRAMENTO
“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.” (Salmo 34:19)

DEUS CUIDA NA ENFERMIDADE
“O SENHOR o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu renovas a sua cama.” (Salmo 41:3)

O SENHOR ESTÁ SEMPRE CONNOSCO
“Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43:2)

HÁ UM LAR ETERNO À NOSSA ESPERA
Disse Jesus: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (João 14:1-2)

TUDO CONTRIBUIRÁ PARA O BEM DO CRENTE
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda a comparação.” (2 Coríntios 4:17)

HAVERÁ SUFICIÊNCIA DE GRAÇA DIVINA
“Então, Ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9)

HÁ COMUNHÃO NO SOFRIMENTO DE CRISTO
“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.” (1 Pedro 4:12-13)

HAVERÁ LIVRAMENTO FINAL DA TRISTEZA E DOR
“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Apocalipse 21:3-4)