ORAÇÕES FERVOROSAS NA BÍBLIA


JACOB, ROGANDO A DEUS POR AJUDA 
“Disse este: Deixa-me ir, porque vem rompendo o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir, se me não abençoares.” (Génesis 32:26)

MOISÉS INTERCEDENDO A FAVOR DO SEU POVO 
“ Assim, Moisés voltou ao Senhor e disse: "Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si um deus de ouro. Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste". (Êxodo 32:31-32)

SALOMÃO PEDINDO SABEDORIA
 “Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer. Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? " (1 Reis 3:7-9)

DAVID SUPLICANDO POR PURIFICAÇÃO
 “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. (Salmos 51:1-2)

O LADRÃO NA CRUZ  
“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.” (Lucas 23:42)

O CARCEREIRO PEDINDO SALVAÇÃO 
“E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trémulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Actos 16:29-31)

O APÓSTOLO PAULO PEDINDO LIBERTAÇÃO  
“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar, acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:7-9)




OS CÉUS MANIFESTAM A GLÓRIA DE DEUS

"Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Salmos 19:1)

GLORIFICANDO O NOSSO BOM DEUS


COM LOUVOR 
“Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel.” (Salmos 22:23)

COM BOAS ACÇÕES 
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)

COM FRUTO ESPIRITUAL 
“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:8)

COM UNIDADE ESPIRITUAL NA IGREJA
“Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 15:6)

COM INTEIRA CONSAGRAÇÃO
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:20)



OS NOMES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO (8)



"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” (Filipenses 2:10)

A VIDEIRA VERDADEIRA
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador." (João 15:1)



OS NOMES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO (7)

O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA
Jesus é o método, a mensagem e o sentido para a vida de todas as pessoas. Com esta expressão, Ele resumiu o propósito que teve ao vir à Terra e nascer entre nós.


"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

OS NOMES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO (6)

A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Jesus não é apenas a fonte da vida; Ele tem poder sobre a morte.


Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”  (João 11:25)

OS NOMES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO (5)

O BOM PASTOR
Jesus assumiu a imagem profética do Messias que foi lustrada no Antigo Testamento. Esta é uma afirmação da Sua divindade, que põe em destaque o amor e a direcção de Jesus.


"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11) 


OS NOMES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO (4)

A PORTA DAS OVELHAS
Jesus é o único caminho para o Reino de Deus. No aprisco, o pastor desempenhava a função de uma porta, fazendo com que, por seu intermédio, as ovelhas entrassem e fossem protegidas. Jesus Cristo é a porta da salvação de Deus para a Humanidade. Ele nos oferece o acesso à segurança e à protecção. Jesus é o nosso protector e o único caminho que nos dá acesso a Deus.


"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.”  (João 10:7)


OS NOMES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO (3)

A LUZ DO MUNDO
A "luz" é uma figura da verdade espiritual. Jesus é a resposta universal para a necessidade que as pessoas têm de conhecer a verdade espiritual.

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12)


OS NOMES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO (2)

O PÃO DA VIDA
Esta expressão diz respeito à capacidade que Jesus tem para dar vida, vida eterna, que se inicia no momento em que vimos a Cristo e o aceitamos como Salvador e Senhor.

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:35)


OS NOMES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO (1)

Em diferentes contextos, Jesus referiu-se a Si mesmo com expressões que indicavam funções especiais que Ele estava pronto a cumprir em favor da humanidade. Algumas referem-se ao Messias prometido no Antigo Testamento; outras tiveram a finalidade de ajudar o povo a entender o  carácter e a missão do Filho de Deus.

FILHO DO HOMEM
É a expressão mais usada por Jesus para Se designar a Si mesmo e enfatiza a Sua humanidade. Porém, a maneira como Ele a empregou faz dessa expressão uma afirmação da Sua divindade.


“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” (João 6:27)