NESTE TEMPO DE NATAL...


Que Deus nos dê a luz do Natal, que é a fé,
o aconchego do Natal, que é o amor,
o brilho do Natal, que é a pureza,
a rectidão do Natal, que é a justiça,
a convicção do Natal, que é a verdade,
a plenitude do Natal, que é Cristo!

FORTALECEI-VOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER


LEITURA BÍBLICA
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. (Efésios 6:10. 13-18)

MEDITAÇÃO
Talvez você, estimado(a) leitor(a), para este início de ano, tenha decidido começar um programa de ginásio a fim de se tornar mais magro e mais forte ao longo de 2010. Se assim for, prepare-se para longas horas de treinamento árduo e disciplinado...

A nossa leitura bíblica exorta-nos a que sejamos fortes - não fisicamente, mas espiritual e mentalmente. Embora Cristo tenha nascido entre nós para vencer o pecado, a verdade é que o mal continua no mundo, e somos tentados continuamente. Adquirir a indispensável disciplina e determinação para permanecermos fortes num mundo de constantes "quedas" e "fraquezas" é algo muito mais complexo do que frequentar qualquer ginásio de preparação física. Transcende-nos. Não basta o nosso melhor esforço.


Mas a boa notícia é que não temos que “treinar” sozinhos! Repare. A passagem bíblica começa assim: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (v 10). Deus fornecerá os nutrientes adequados e o equipamento indispensável (descrito como a armadura de Deus) necessários para este treinamento capaz de nos tornar cada vez mais fortes e vitoriosos.

Precisamos de verdade, justiça, , salvação, e o evangelho da paz. Estes elementos da “armadura” são, todos eles, por assim dizer, armas defensivas para nossa protecção. Não de ataque. A única arma "ofensiva" que temos e da qual nunca podemos prescindir é a Palavra de Deus que é “a espada do Espírito”.

Não somos cristãos militantes para atacar ninguém. Pelo contrário, estamos envolvidos na construção do reino de Deus, prontos para usar o poder de Deus e os recursos que Ele nos proporciona a fim de nos defendermos sempre que o mal vier ao nosso encontro.

O Ano Novo está prestes a começar. Você, estimado(a) leitor(a), está pronto(a) para ser forte, usando sempre os indispensáveis recursos que Deus põe ao nosso alcance?

O MAIOR NO REINO DOS CÉUS


LEITURA BÍBLICA
Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?»Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. (Mateus 18:1-4)


REFLEXÃO
Jesus diz-nos que, para entrarmos no reino dos céus, devemos guardar dentro de nós e dar expressão prática a algumas qualidades que caracterizam as crianças. Para sermos grandes aos olhos de Deus, temos de nos tornar pequenos. Parece um paradoxo, já que, na generalidade, todos mostramos pressa de deixar a nossa infância para trás porque queremos ser grandes...

Mas por que é que Jesus quer que, na nossa forma adulta de estar na vida, sejamos capazes de reflectir virtudes que caracterizam as crianças?

Quando pensamos nas qualidades de um carácter de criança, logo vem à nossa mente a simplicidade, a sinceridade, a capacidade que têm para perdoar e confiar, o seu espírito de aventura, a criatividade...

As crianças também revelam a maravilhosa capacidade de viver o momento que passa, ou seja: admiram, apreciam e desfrutam intensamente o mundo que as rodeia. Estão sempre prontas para “explorar” e “descobrir” qualquer novidade... A chuva ou o sol não são problema, não se importam de sujar as mãos, de sonhar, de inventar, de criar, de aprender...

Importa, pois, que, na nossa comunhão com Deus, sejamos pequenos, e que, no plano horizontal dos nossos relacionamentos humanos, reflictamos as virtudes que caracterizam esses pequeninos seres que tanto nos encantam.

Tal como eles, sejamos confiantes e receptivos, pressentindo e confiando na contínua e real presença de Cristo em nós, em cada momento que passa, e apreciando com alegria este mundo maravilhoso que Ele criou a pensar em nós, para nos abençoar.

Sonhemos como crianças, neste novo ano de 2010 e, depois, partamos, resolutos e confiadamente, para as nossas realizações pessoais que, se vivermos em comunhão com o Altíssimo e Todo-Poderoso, não serão mais do que a nossa maneira de participar e cooperar vitoriosamente no plano maravilhoso que Ele já antecipou para cada um de nós neste novo ano.
“Eu conheço bem os desígnios que tenho acerca de vós, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro de esperança.” (Jeremias 29:11).

FELIZ ANO NOVO!

O MENINO JESUS NO TEMPLO


Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém,
pela festa da Páscoa.
Quando Ele fez doze anos,
subiram até lá, como era costume nessa festa.
Quando eles regressavam, passados os dias festivos,
o Menino Jesus ficou em Jerusalém,
sem que seus pais o soubessem.
Julgando que Ele vinha na caravana,
fizeram um dia de viagem
e começaram a procurá-l’O entre os parentes e conhecidos.
Não O encontrando,
voltaram a Jerusalém, à sua procura.
Passados três dias,
encontraram-n’O no templo,
sentado no meio dos doutores,
a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas.
Todos aqueles que O ouviam
estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas.
Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados;
e sua mãe disse-Lhe:
«Filho, porque procedeste assim connosco?
Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura».
Jesus respondeu-lhes:
«Porque Me procuráveis?
Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?»
Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse.
Jesus desceu então com eles para Nazaré
e era-lhes submisso.
Sua mãe guardava todas estes acontecimentos em seu coração.
E Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça,
diante de Deus e dos homens. (Lucas 2:41-52)

JESUS E A MULHER SAMARITANA

Nota: faça "clic" sobre a foto para ampliar
LEITURA BÍBLICA:
Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!”
A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se relacionam com os samaritanos.
Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.
A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva?
Jesus respondeu: “Todo o que bebe desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”.
A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”.
(Evangelho de João 4:7, 9-11, 13-15)

AQUELA MULHER…
Era uma samaritana, ou seja: pertencia a um povo odiado pelos judeus. Era conhecida como “pecadora”, pois além de já ter tido cinco maridos, vivia agora maritalmente com alguém que não era seu marido. Nenhum Judeu respeitável falaria com uma mulher assim, naquelas circunstâncias. Mas Jesus não hesitou em conversar com ela.
As Boas Novas da salvação que Jesus vem anunciar são para todas as pessoas, qualquer que seja a etnia, condição social, cultura, ou pecados anteriormente cometidos. O amor de Jesus é incondicional. Não depende dos nossos merecimentos.
Ao afirmar que poderia dar “água viva” àquela mulher, Jesus está pensando na possibilidade de uma relação pessoal com Deus que Ele vem possibilitar através do Seu sacrifício propiciatório na cruz. Tal relacionamento sacia para sempre a nossa sede de infinito e eternidade. Só Jesus pode satisfazer essa sede de eternidade, ou saudade do infinito que toda a alma humana tem.

REALIDADES QUE CONHECEMOS

Leitura:

Nisto sabemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito.
E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
E nós sabemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. (1 João 4:13-16).


Reflexão:

De acordo com esta porção da Escritura, há várias realidades das quais podemos ter a certeza, ou que “sabemos”. Sabemos que Deus nos deu o Seu Espírito. Sabemos que permanecemos em Deus. Sabemos que Deus habita em nós, porque somos “crentes” e, finalmente, “last but not less”, sabemos que Deus nos ama.Trata-se de muito “saber” prometido em tão poucas palavras! E ainda o mais admirável é sabermos que é Deus quem toma a iniciativa de tornar tudo isso possível para nós. Ao lermos os versículos, notamos que Deus deu, Deus enviou, Deus habita e Deus ama. Sim, é verdade que nós temos de confessar e acreditar mas, quando assim fazemos, não estamos a fazer mais do que responder positivamente aos presentes maravilhosos que Deus nos está oferecendo graciosamente.


Sugestão:

Dedique alguns momentos, agora mesmo, para agradecer a Deus todas essas verdades poderosas que você pode saber, e pelo facto de Deus o(a) ter amado o suficiente para estar consigo, agora mesmo, aí onde você está.