UMA VIRTUDE CHAMADA FÉ


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de factos que se não vêem.” (Hebreus 11:1)

Ter Fé é depositar uma confiança inabalável na lealdade de Deus, na veracidade das Escrituras Sagradas e nas suas maravilhosas promessas. Trata-se de um assunto aliciante, misterioso, essencial à vida cristã e de uma profundidade inesgotável. Destacamos aqui apenas alguns temas sobre a fé e o que ela produz na vida do crente em Jesus Cristo.

1) Ordenada por Deus - “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus.” (Marcos 11:22)

2) Sem ela é impossível agradar a Deus – “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.” (Hebreus 11:6)

3) É um dom (presente imerecido) de Deus “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8)

4) É dada pelo Espírito Santo – “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (1 Coríntios 2:4,5)

5) Envolve o conhecimento do Evangelho – “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?... De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:14,17)

6) Envolve a recepção pessoal do Salvador – “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” (João 1:12)

7) Produz amor – “Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” (Gálatas 5:6)

8) Produz alegria – “Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso.” (1 Pedro 1:8)

9) Produz esperança – “Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça….E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.” (Gálatas 5:5; 1 Pedro 1:21)

10) Produz pureza – “E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.” (Actos 15:9)

11) Produz santidade – “Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” (Actos 26:18)

12) Produz remissão de pecados – “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” (Actos 10:43)

13) Produz justificação – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1)

14) Produz paz – “O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança!” (Romanos 15:13)

15) Produz descanso – “Nós, porém, se tivermos fé, haveremos de entrar no descanso. Ele disse: Eu jurei na minha ira: não entrarão no lugar do meu descanso. Ora, as obras de Deus estão concluídas desde a criação do mundo.” (Hebreus 4:3)

16) Produz confiança – “Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus.” (Efésios 3:12)

17) Produz filiação divina – “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:26)

18) Produz vida eterna – “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.” (João 3:36)

CONVITE PARA A ALEGRIA


"Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó SENHOR, na luz da tua face. Em teu nome se alegrará todo o dia, e na tua justiça se exaltará."
Salmos 89:15-16

"Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho."
Salmos 4:7

"Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas."
Isaías 55:12

"Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas."
Salmos 118:15

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos."
Salmos 126:5-6

"A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os rectos de coração. Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e dai louvores à memória da sua santidade."
Salmos 97:11-12

"Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus."
Job 22:26

"Tenho-vos dito isto, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa."
João 15:11

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação."
Habacuque 3:17-18

"Assim voltarão os resgatados do SENHOR, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão."
Isaías 51:11

"Pois n'Ele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no Seu santo nome."
Salmos 33:21

"Ao qual, não O havendo visto, amais; no qual, não O vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso."
1 Pedro 1:8

"…Este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força."
Neemias 8:1

"Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias."
Isaías 61:10

"O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os rectos de coração se gloriarão."
Salmos 64:10

"A minha alma será saciada com deliciosos manjares, com vozes de júbilo te louvarei. ."
Salmos 63:5

"Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.”
Salmos 68:3

"Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará."
João 16:22





A VONTADE DE DEUS – Reflexão


O Deus da Bíblia é apresentado como um Ser que, para além dos Seus atributos divinos, tem também características de personalidade. Tal como nós, Deus pensa, sente e quer.

De facto, o maior projeto que Deus tem para a Humanidade consiste em criar e desenvolver um relacionamento pessoal com cada ser humano. Para que isso seja possível, cada um de nós precisa de se reconciliar com Deus.

Foi para tornar possível essa reconciliação que Deus nos visitou na Pessoa de Jesus de Nazaré. Cristo ofereceu a Sua vida em holocausto para expiação do pecado de todos aqueles que O queiram aceitar como seu Salvador e Senhor.

Após a reconciliação com Deus o crente em Jesus inicia uma vida nova, caracterizada por um novo relacionamento com o Pai Celestial. É como se tivesse nascido outra vez, não da carne mas do Espírito, e tudo, de novo, recomeçasse: - “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Cor 5:17).

Quem, mediante a fé em Jesus, aceita Cristo como seu Salvador pessoal experimenta regeneração. Ou seja: de criação de Deus, transforma-se, pela graça do Eterno, em filho ou filha de Deus. Jesus “veio para o que era seu, e os seus não O receberam. Mas, a quantos O receberam, aos que n’Ele crêem, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” (João 1:11-12).

A nossa nova condição de filhos e filhas de Deus há-de ter a sua confirmação. Referindo-se ao assunto, a Bíblia diz: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16). Na verdade, sabemos e sentimos que somos agora filhos e filhas do Eterno porque há, no nosso íntimo, um testemunho do Espírito Santo afirmando dentro de nós e para nós que temos essa nova dimensão de vida espiritual.

O mesmo Espírito Santo que confirma a nossa filiação, gera também em nós o desejo de nos parecermos com o nosso Pai Celestial. Para que essa transformação aconteça, é necessário permitir que a vontade de Deus controle a nossa própria vontade. Porque amamos Deus, tal transformação não só é possível como será acompanhada de indizível alegria e paz.

Dessa forma, mudarão também os nossos conceitos e pontos de vista, internos e externos, em toda a sua abrangência da nossa vida física, intelectual, social e espiritual. Os valores que não estiverem em harmonia com o ensino da Escritura Sagrada passam a ser cada vez menos relevantes. A verdadeira satisfação acontece quando nos apercebemos que estamos conseguindo, entre provas e lutas, ficar cada vez mais parecidos com Jesus.

Jesus disse: “Desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade d’Aquele que me enviou.” (João 6:38). Cristo deixou bem claro que existe uma união completa entre Ele e o Pai Deus: “Quem me vê a mim vê o Pai.” (João 14:9). Nosso Senhor Jesus Cristo não desceu para fazer a Sua vontade, mas para realizar a vontade do PAI.

Numa outra ocasião Jesus também disse: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” (João 4:34). Esta afirmação põe em evidência que, para o Senhor Jesus, a comida, ou sustento, é a Sua total submissão à vontade do Pai Deus.

Da mesma forma que a existência humana depende da comida, assim a vida de Jesus dependia do querer do Pai; da mesma maneira que a comida satisfaz, assim Jesus encontrava satisfação em cumprir a vontade do Pai. E isto, porque Jesus amava o Pai e nos amava - e ama! - a nós. Quem ama deleita-se em agradar ao objecto do seu amor. "Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis." (2 Coríntios 8:9).

Foi por amor que o Filho de Deus concordou em nascer entre nós, na Pessoa de Jesus de Nazaré, e cumpriu, integralmente, a vontade do Pai Deus, tornando, assim, possível não só a nossa reconciliação com o Criador, mas permitindo, também, que, ao nascermos de novo, nos tornássemos filhos e filhas do Eterno, possuindo, agora, a mesma vida que Jesus tem e desejando, ardentemente, à semelhança de Jesus, cumprir a Sua, para nós, boa perfeita e agradável vontade. É esse o caminho seguro para uma vida de satisfação.

CUMPRINDO A VONTADE DE DEUS


1. Qualidades do querer divino para as nossas vidas:

A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita – ”E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. - Romanos 12:2

2. Benefícios resultantes do cumprimento da vontade de Deus:

a. Quem cumpre a vontade de Deus vive eternamente.“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. - 1 João 2:17

b. Quem faz a vontade de Deus é família de Jesus. - “Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.” - Marcos 3:35

c. As promessas de Deus são para os que fazem a Sua vontade. - “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” - Hebreus 10:36

d. O SENHOR escuta a oração daqueles que vivem segundo a Sua vontade. - “E esta é a confiança que temos n'Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve.” - 1 João 5:14

3. É possível cumprir a vontade de Deus:

a. Jesus cumpriu a vontade de Deus para nosso benefício:
“O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai.” - Gálatas 1:4

“Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.” - João 5:30

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” - João 13:15

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” - 1 Pedro 2:21

b. Deus quer a nossa salvação eterna:

“Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca." - Mateus 18:14

“E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia." - João 6:39

“Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.” - Mateus 18:11

“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” - 1 Coríntios 1:21

c. Deus tem prazer em nos abençoar:

“Deleita-te também no SENHOR, e Ele te concederá os desejos do teu coração.” - Salmos 37:4

“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” - Joel 2:32

d. Deus quer o nosso bem-estar:

“Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis, livres como os bezerros ao saírem do estábulo." - Malaquias 4:2

“E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara." - Êxodo 15:26

“Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades.” - Salmos 103:3

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidade; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” - Isaías 53:5

e. Deus quer oferecer-nos um destino melhor:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” - João 3:16

“Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” - Hebreus 11:16

f. Deus quer a nossa santificação:

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.” - 1 Tessalonicenses 4:3

g. Deus quer que em tudo Lhe sejamos gratos:

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” - 1 Tessalonicenses 5:18

h. Deus quer que façamos o bem:

“Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos.” - 1 Pedro 2:15

i. Deus quer que O sirvamos com todo o coração:

”Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.” - Efésios 6:6

j. Deus não quer que vivamos segundo as tendências humanas:

“Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus." - 1 Pedro 4:2

CONCLUSÃO: Se você, estimado(a) leitor(a), deseja fazer a vontade de Deus, siga o conselho das Sagradas Escrituras. Deixe-se transformar pela acção e poder do Espírito Santo na contínua renovação do seu entendimento, e experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade do nosso Pai Celestial. Seguramente será bem-aventurado(a).

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
- Romanos 12:1-2