O SENHOR RETRIBUIRÁ

Foto: gentileza João Pedro e Esperança

“Descansa no SENHOR e espera Nele; não te indignes por causa do homem que executa astutos intentos. Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. Fui moço e agora sou velho; contudo, nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.” (Salmos 37:7,16,25)

NA MÃO DE DEUS

Foto: gentileza João Pedro e Esperança.

“Os passos do homem bom são confirmados pelo SENHOR, e Ele se deleitará no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a Sua mão.” (Salmos 37:23-24)

TEU NOME NA MÃO DE DEUS

Foto: gentileza João Pedro e Esperança

“Cantem de alegria, ó céus; grita, ó Terra; rompam em cânticos, ó montanhas, porque o SENHOR confortou o seu povo e teve compaixão deles na sua tristeza. Mas mesmo assim dizem: O meu SENHOR abandonou-nos; esqueceu-se de nós. Mas Eu respondo: Nunca! Pode uma mulher esquecer-se do seu menino e não ter amor pelo seu próprio filho? Pois mesmo que isso possa acontecer, Eu, o SENHOR, contudo nunca me esquecerei de vocês. Vejam como escrevi o vosso nome na palma da Minha mão.” (Isaías 49:13-17)

MUITOS PARABÉNS!


Ministério Jovens Casais – Grupo parcial, por ocasião do culto de louvor e acção de graças, no dia 23/10/2008, em celebração do primeiro aniversário deste importante sector de actividades da igreja.

OS FILHOS DE DEUS


"Dito de outra maneira: a lei foi como que um educador que nos conduziu até Cristo. Aí por meio da fé, pudemos estabelecer a nossa relação com Deus.
E agora que Cristo já veio, já não há mais razão para continuarmos a viver sob esse educador, pois que agora somos muito mais do que alunos, somos filhos de Deus, pela fé em Cristo Jesus.
E todos quantos fomos baptizados em nome de Cristo, identificados com a sua morte, ficámos assim semelhantes a ele.
E aqui não há lugar para diferenças: tanto judeus, como não-judeus, humildes e poderosos, homens ou mulheres, todos, em Cristo Jesus formam um só povo.
E, se somos de Cristo, somos então descendência de Abraão, e herdeiros da mesma promessa." (Gálatas 3:24-29)

A BÊNÇÃO DE SERMOS SALVOS POR JESUS


"E vocês igualmente, depois de terem ouvido a mensagem da verdade, as boas novas da vossa salvação, e tendo crido em Cristo, foram selados com o Espírito Santo, já prometido anteriormente, como garantia dessa filiação em Deus. E a presença desse Espírito em nós é a prova de que Deus nos dará tudo quanto nos promete, e significa que ele nos comprou, como uma aquisição muito sua, para proclamarmos a glória de Deus." (Efésios 1.13-14)

PODER ESPIRITUAL


"Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." (Zacarias 4.6b).

DEUS, NOSSA FORÇA


"O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre." (Salmo 73:26)

AMAR COMO JESUS AMOU

Um dia uma criança me parou,
Olhou nos meus olhos a sorrir;
Caneta e papel na sua mão,
Tarefa escolar para cumprir.
E perguntou no meio de um sorriso:
“O que é preciso para ser feliz?”.

Refrão:
Amar como Jesus amou,
Sonhar como Jesus sonhou,
Pensar como Jesus pensou,
Viver como Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,
Sorrir como Jesus sorria;
E ao chegar ao fim do dia,
Sei que dormiria muito mais feliz. (Bis)

Ouvindo o que eu falei, ela me olhou,
E disse que era lindo o que eu falei;
Pediu que repetisse por favor,
Que não dissesse tudo de uma vez.
E perguntou de novo, num sorriso :
“O que é preciso para ser feliz?”.

Refrão:
Amar como Jesus amou,
Sonhar como Jesus sonhou,
Pensar como Jesus pensou,
Viver como Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,
Sorrir como Jesus sorria;
E ao chegar ao fim do dia,
Sei que dormiria muito mais feliz. (Bis)

Depois que terminei de repetir,
Seus olhos não saíam do papel;
Toquei no seu rostinho e, a sorrir,
Pedi que ao transmitir fosse fiel;
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim :

Refrão:
Amar como Jesus amou,
Sonhar como Jesus sonhou,
Pensar como Jesus pensou,
Viver como Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,
Sorrir como Jesus sorria;
E ao chegar ao fim do dia,
Sei que dormiria muito mais feliz.
(Bis)

CANTAREI, CANTAREI

Se crês em Deus,
Se acreditas que Ele há-de voltar
Segue o caminho
Que Jesus te veio ensinar.
Então verás
Que a vida se tornará melhor.

Cantarei, Cantarei o que Deus me veio ensinar,
Que a maneira de chegar ao Céu é amar, é amar,
É amar, é amar o pobre, o rico, o pecador,
E tudo o que nesta vida é querido do SENHOR.

Se Deus quiser, hei-de deixar de pensar em mim.
Assim vou dar tempo ao tempo para O adorar.
Serei feliz, e comigo outros hão-de aprender a cantar.

JOVENS - CAMINHOS PARA A VIDA

Há nascer, há crescer e há morrer,
E em cada chegada há uma partida.
Mas importa que em cada acontecer
Haja sempre um caminho para a vida.

Há nos olhos do outro uma promessa,
Cada homem é uma mão estendida.
É preciso que nada nos impeça
De aí ver um caminho para a vida.

Na Tua luz encontramos a verdade,
És o dom do Pai, a mão estendida,
És Jesus, a plena liberdade,
O Caminho, a Verdade e a Vida.

Há o olhar sereno de quem ama,
Há a fé da entrega decidida.
Há em tudo, afinal, uma só esp’rança:
De trilhar o caminho para a vida.

Somos jovens do hoje e do amanhã,
Testemunhas do mundo em mudança.
Levamos Jesus no coração
E nas mãos a bandeira da esperança.

PERDER PARA GANHAR

Foto: gentileza de Esperança e João Pedro.
“…Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” (João 12:24-25)

A vida humana passa, inevitavelmente, por momentos de sofrimento e dor ainda que a maior parte de nós gostasse mesmo de viver a vida sem ter que experimentar, por pouco tempo que seja, qualquer forma de aflição.

No entanto, é durante as provas, lutas e tribulações que a vida nos traz, próprias da nossa condição humana, que Deus frequentemente vai fazendo a Sua obra mais importante na modelação das nossas vidas para que em nós os Seus propósitos divinos possam realizar-se.

No Evangelho de João, cap. 12 e versículos 24-25, Jesus, comparando as nossas vidas com grãos de trigo, explica, de forma admirável e profunda, o princípio bíblico que nos faz compreender a utilidade do sofrimento na vida dos crentes.

Se guardarmos um punhado de grãos de trigo numa vasilha ou em qualquer gaveta tendo em vista a sua preservação, o cereal ficará protegido por tempo indeterminável. Porém, na sua segurança, os grãos de trigo irão tornar-se praticamente inúteis.

No entanto, se as sementes de trigo forem colocadas no subsolo, em condições ideais de calor e humidade, a protecção mais exterior das sementes será destruída e algo espantoso irá acontecer. Em pouco tempo, surgirão da terra novos brotos que, com o passar do tempo, se transformarão em novas plantas úteis e belas.

Os novos caules produzirão espigas e estas muitíssimos mais grãos do que os que foram semeados. É o funcionamento do incrível ciclo da vida, através do qual uma mão cheia de trigo pode chegar a transformar-se em imensa seara.

E tudo começa com o fenómeno da destruição da casca exterior que protege as sementes. Se o grão de trigo falasse, com certeza iria queixar-se do seu mal-estar durante o processo de destruição da casca exterior que protege as sementes.

Jesus não só falou do exemplo da semente de trigo, mas Ele próprio exemplificou com a Sua vida essa comparação. Entregando-Se para a crucificação, o Senhor foi quebrantado com a dor mais profunda, tendo depois o Seu corpo descido à terra, qual grão de trigo, onde ficou até acontecer a ressurreição.

Do quebrantamento e morte de Jesus surgiu uma vida nova para todos nós. Digamos que de um só “grão”, nasceu um número incontável de novos crentes, cada um possuindo uma nova vida que, por sua vez, deve desabrochar e produzir fruto.

Talvez você, estimado(a) leitor(a), esteja passando neste momento por alguma dor resultante de qualquer tipo de tribulação. Se assim acontece, lembre-se do exemplo do grão de trigo. Ele tem que “sofrer” o doloroso processo de destruição da casca exterior para que o potencial de vida latente que existe no interior da semente possa desabrochar, realizando assim um dos propósitos da sua existência. Tal fenómeno exemplifica um dos princípios fundamentais da vida humana: às vezes, para ganhar a vida é preciso saber perdê-la, como Jesus disse.

Uma coisa é certa: Deus NUNCA nos abandona. Em vez disso, Ele pode aproveitar circunstâncias aparentemente adversas nas nossas vidas para nos moldar e orientar tendo em vista o nosso crescimento espiritual e o cumprimento dos propósitos para os quais fomos criados, à
semelhança do que acontece com o grão de trigo que, passando pelo "quebrantamento" resultante de ser lançado à terra, se transforma em nova planta e, depois, até, em seara verde de trigo ondulando ao vento que dá gosto contemplar.

SENHOR, FICA CONNOSCO

(Leitura bíblica: Lucas 24:13-35)

“E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica connosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.” – Lucas 24:28-29

Os dois discípulos iam a caminho de Emaús. Tinham uma aparência comum, como a de tantas outras pessoas que por aquelas paragens andavam. E foi então que, com toda a naturalidade, Jesus lhes apareceu e com eles caminhou, entabulando uma conversa que os fez esquecer o cansaço e pôr de parte a grande desilusão recentemente sofrida. Apesar de terem os seus corações doridos, Jesus segue com eles no mesmo caminho...

- Senhor, como Tu és grandioso! Comoves-me por condescenderes em caminhar connosco, em procurar-nos nesta nossa labuta de todos os dias. Senhor, concede-nos simplicidade de espírito para sentirmos a Tua presença connosco. Dá-nos um olhar puro, uma inteligência clara para podermos ver-Te e compreender-Te quando nos apareces em nossos caminhos sem qualquer marca exterior de glória...

Ao chegarem a Emaús, o trajecto termina e, sem se darem conta de que foram feridos no mais profundo de seus corações pela palavra e pelo amor de Deus feito homem, os dois discípulos lamentam que Jesus Se vá embora. Já sentem a Sua falta, quando o Senhor Se despede fazendo “menção de seguir para diante”.

Jesus nunca Se impõe. Depois de termos entrevisto a pureza do amor que nos pôs na alma, Ele quer que O chamemos de livre vontade. Devemos, pois, retê-Lo com todas as nossas forças, e pedir-Lhe: “Fica connosco, Senhor, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso; começa a fazer-se noite...”

Somos muito parecidos com os dois discípulos: sempre pouco audazes. Talvez por falta de sinceridade, ou falta de fé. Mas se convictamente dissermos: Fica connosco, Senhor, porque as trevas cercam a nossa alma e só Tu és a luz; só Tu podes acalmar esta sede que nos consome. Então, Jesus fica connosco.

Abrem-se-nos, por assim dizer, os olhos como se abriram a Cléofas e ao companheiro de viagem no momento em que Cristo diante deles partia o pão. E ainda que de novo Jesus desapareça da nossa vista, nós havemos de ser capazes de nos pôr a caminho – começa a fazer-se noite! – para falar d’Ele aos outros, porque a alegria que temos em Cristo deve ser partilhada. Ela não cabe num coração só.