ENFRENTANDO PROVAS E LUTAS (2)

DEUS NUNCA ESTÁ LONGE

“SENHOR, porque te conservas à distância e te escondes nos tempos de angústia?” (Salmos 10. 1)

Por vezes, sentimos a presença de Deus tão pertinho de nós que até parece que Ele nos protege como se fosse confortável refúgio de amor e protecção. Outras ocasiões, porém, talvez não consigamos sentir senão um silêncio frio, estranho, deprimente.

O salmista, na sua experiência, mostra-nos que tais sentimentos de abandono não são algo fora do comum, mesmo para os crentes. Para ele, naquele momento, ao escrever, Deus parecia estar longe. Embora David estivesse rodeado por muitas dúvidas, ele nunca deixou de orar nem concluiu precipitadamente que Deus já não Se importava mais com ele.

Ao “inquirir” Deus, David não está “reclamando” nem exigindo coisa nenhuma, mas, está, antes, pedindo que o Altíssimo Se apresse em ajudá-lo. Quando nos sentirmos sós, abandonados, incompreendidos ou deprimidos devemos orar sempre ao SENHOR, sem nunca desfalecer, partilhando, assim, com Deus, especificamente, as nossas dificuldades.

David também nos faz lembrar em outros dos seus salmos que podemos ter a certeza de que Deus está sempre connosco, não importa o que aconteça ou como nos estejamos sentindo emocionalmente.

Qualquer que seja a nossa situação, Deus ainda está no controlo. E quando Deus está no controlo, há sempre razão para ter esperança. Para Deus não há impossíveis. Ele pode transformar em triunfo mesmo aquilo que, aos olhos humanos, possa ser considerado como “uma tragédia”. Não nos deixemos, pois, vencer pelo desânimo. Esperemos, confiadamente, no Altíssimo.

“Esperei com paciência no SENHOR; Ele inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum poço fatal, dum charco de lodo; assentou os meus pés sobre a rocha e deu firmeza aos meus passos. Ele pôs nos meus lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos, ao verem isto, hão-de comover-se, hão-de pôr a sua confiança no SENHOR.” (Salmos 40:1-4)

Esperar pela ajuda de Deus nem sempre é fácil. Mas David recebeu alguns benefícios por saber esperar. O mesmo pode acontecer connosco. Notemos:
(1) Deus ouviu o seu clamor e libertou-o do desespero.
(2) O Senhor estabeleceu-o em bases firmes e sólidas.
(3) O Eterno deu firmeza aos seus passos, guardando-o durante a sua caminhada ao longo da vida.
(4) O Altíssimo alegrou-lhe o coração e colocou um novo cântico de louvor na sua boca.

Lembremos, portanto, que, por vezes, as bênçãos divinas não podem mesmo ser recebidas a menos que passemos por provas e lutas. Em todo e qualquer momento, porém, Deus nunca está longe de nós.

“Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.” (Salmos 34:17-19).

ENFRENTANDO PROVAS E LUTAS (1)

A TRIBULAÇÃO PRODUZ PERSEVERANÇA

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” (Romanos 5. 3-4)

A palavra “tribulação” refere-se a todos os tipos de provações que nos podem afligir. Isto pode incluir experiências como as necessidades materiais, circunstâncias difíceis, tristezas, enfermidades, perseguições, maus-tratos, acidentes etc.

No meio das aflições, a graça de Deus capacita-nos para buscar mais diligentemente a Sua face e produz em nós um espírito e um carácter perseverantes e aperfeiçoados, cada vez mais capazes de contornar e vencer provações e aflições futuras.

As tribulações, em vez de nos levarem ao desânimo ou ao desespero, podem, antes, produzir em nós a paciência, a perseverança e outras importantes virtudes cristãs.

Para os cristãos do primeiro século, sofrer era a regra, não a excepção. O apóstolo Paulo disse que devemos superar o sofrimento para sermos aprovados por Deus. Isso significa que experimentaremos dificuldades que nos farão “crescer” espiritualmente.

Devemos alegrar-nos no sofrimento, não por gostarmos da dor ou por negarmos o seu drama, mas porque sabemos que Deus usa as dificuldades da vida e os ataques se Satanás para edificar o nosso carácter.

Os problemas com que nos defrontamos inesperadamente desenvolvem a nossa perseverança, que, por sua vez, fortalece o nosso carácter, aprofunda a nossa confiança em Deus e proporciona-nos maior confiança em relação ao futuro.

Se você pensa que, de alguma maneira, a sua paciência está a ser provada, tente agradecer a Deus pela oportunidade de crescimento que esta ocasião lhe proporciona e lide com as circunstâncias adversas usando o poder do SENHOR.

“Meus irmãos, considerai como uma enorme alegria o estardes rodeados de provações de toda a ordem, tendo em conta que a prova a que é submetida a vossa fé produz a constância. Mas a constância tem de se exercitar até ao fim, de modo a serdes perfeitos e irrepreensíveis, sem falhar em nada.” (Tiago 1:2-4)

“É por isso que exultais de alegria, se bem que, por algum tempo, tenhais de andar aflitos por diversas provações; deste modo, a qualidade genuína da vossa fé - muito mais preciosa do que o ouro perecível, por certo também provado pelo fogo - será achada digna de louvor, de glória e de honra, na altura da manifestação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1:6-7)

INTER-IGREJAS 2008

O Ministério de Jovens Casais da nossa Igreja levou a efeito uma viagem à cidade da Guarda para participar no Encontro Inter-Igrejas promovido pela Associação de Igrejas Baptistas Portuguesas, no dia 10 de Junho.
A Sara Cabeça - filha do Luis Miguel e da Dina - fez esta bela reportagem fotográfica que é bem reveladora da alegria e boa disposição experimentadas durante a viagem.
Muito obrigado, "Sarita", pelas lindas fotos que todos agora podemos apreciar.